Contos de João Gilberto Noll
Por: Christiane Marcos Tinin • 17/6/2016 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 636 Visualizações
Contos de João Gilberto Noll
Os 3 contos, “Em nome do filho”, “Nado livre” e “O Berço”, de João Gilberto Noll, apresentados em “A máquina de ser”, se assemelham em um aspecto, que é a marca do autor, a ênfase no presente, nos 3 contos os acontecimentos são do dia corrente sem aparecer apegos ao passado ou planos para o futuro; outra característica presente nos contos de Noll, aparecendo de maneira mais clara em “Em nome do filho” e “Nado Livre”, é o relacionamento familiar distante, problema cada vez mais explícito no homem contemporâneo.
No primeiro, temos um pai que reage tão friamente à morte do filho que, é capaz de sair do enterro e voltar a trabalhar demonstrando assim, nenhum abalo emocional. Numa leitura mais aceitável, pelo menos do que se espera de alguém que acabara de perder um filho é que tal atitude, se deva ao fato de o pai querer fugir da realidade da perda, se permitindo não aceitar o fato ocorrido, agindo com tanta naturalidade que causa espanto.
Em “Nado livre” a questão da distância, a falta de diálogo entre pais e filhos e especialmente nesse conto, a inversão de papéis acontece com o descaso da mãe com o filho, a mãe age como se ela fosse a adolescente da casa, se embriagando a noite toda como se não houvesse mais nada. O distanciamento entre mãe e filho está bem claro no conto, pois ela não demonstra qualquer preocupação com o filho e nem com o julgamento dele diante do cenário e situação apresentados.
Já em “O berço” a temática e o desemprego e os sentimentos causados por ele, solidão, desespero, vergonha e mentira. O personagem envergonhado pela situação em que se encontra, mente, cria ocupações a todo instante. Nesse conto o personagem só quer se integrar novamente a sociedade, viver uma vida livre de mentiras. Queria tudo o que o desemprego lhe tirara, jogando-lhe às margem da sociedade, apenas o básico.
João Gilberto Noll trata as problemáticas da sociedade contemporânea, na sua forma mais crua e de maneira bastante impactante nos levando assim à reflexão, já que seus contos tratam de temas muito reais. Não saímos os mesmos depois de uma leitura dos mesmos.
...