Convivendo no intervalo: relacionamento interpessoal de crianças em comerciais de televisão voltados para o público infantil.
Por: Natalia Virgilio • 26/4/2016 • Resenha • 444 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
Puc Minas – Poços de Caldas
1° Período de Psicologia
Disciplina: Leitura e produção de Textos Acadêmicos
Professor: Sibelius Cefas Pereira
Aluna: Natalia Bertoli Virgilio
Resenha
MOURA, Luciana Teles; GARCIA, Agnaldo. Convivendo no intervalo: relacionamento interpessoal de crianças em comerciais de televisão voltados para o público infantil. Psicologia em Revista. Belo Horizonte, v. 13, n.1, p. 107-122, 2007.
Trata-se do artigo “Convivendo no intervalo: relacionamento interpessoal de crianças em comerciais de televisão voltados para o público infantil”, dos autores Luciana Teles Moura e Agnaldo Garcia, Publicado na revista Psicologia em Revista em Belo Horizonte, que através de uma pesquisa investigativa analisa os relacionamentos interpessoais na publicidade voltada para a criança, levando em conta o papel relevante da TV na vida da criança brasileira e os efeitos da publicidade sobre a criança, especialmente como a representação de diferentes formas de relacionamento interpessoal poderia afetar a vida social da criança.
A criança tem se tornado uma consumidora, incentivando grandes empresas a investir no desenvolvimento de produtos para o mercado infantil. A criança não apenas consome, mas influencia na compra dos produtos pelos adultos. A lógica e o raciocínio são indispensáveis para persuadir as crianças por meio de comerciais de televisão, que é onde a maioria das crianças passam o seu tempo fora da escola. A Televisão afeta o comportamento, contribuindo para a obesidade infantil, o despertar precoce da sexualidade e o aumento da violência entre as crianças e os jovens, isso indica a forte presença da mídia no cotidiano das crianças e um grande investimento em publicidade voltada para a criança.
A pesquisa realizada consiste na análise de comerciais de uma emissora de TV por assinatura destinada ao público infantil, onde esses comerciais apresentavam alguma forma de relacionamento interpessoal. Foi constatado que a programação televisiva representa uma fonte de informações que pode servir de referência para a vida social, os relacionamentos interpessoais, que passam a integrar a vida da criança, ou seja, a criança assiste à diversas formas de relacionamentos nos comerciais, que muitas vezes se distanciam das relações cotidianas, possivelmente mostrando um mundo social idealizado, livre de conflitos e dificuldades, servindo de referência para seus próprios relacionamentos
O texto faz uma crítica à relação da criança com a TV, onde as mesmas estão superexpostas à mídia, já que, em vários países, as crianças passam 50% mais tempo em frente à TV do que realizando outras atividades. Também há pouco conhecimento e investigações sobre o efeito desses relacionamentos na vida da criança. É importante que pesquisas futuras investiguem mais a fundo como a criança processa essas informações e como é afetada pelas relações interpessoais, e medidas para que as crianças não fiquem esquecidas na frente da televisão.
...