Critica a Obra de Joan Miro ( Et les seins mouraient)
Por: Diogohui Soares • 12/3/2017 • Projeto de pesquisa • 434 Palavras (2 Páginas) • 516 Visualizações
Critica a obra de Joan Miro ( Et les seins mouraient)
[pic 1]
Joan Miró
Et les Seins Mouraient
1927
Tinta da china sobre cartão
47x62cm
Critica
Esta obra tem figuras não totalmente geométricas, contem dois círculos, o circulo mais pequeno tem em baixo um linha na vertical que acaba no centro do circulo grande , nessa linha há outra na horizontal, no fundo destas imagem há um espaço em branco este faz fronteira com o preto situado no lado esquerdo, também na parte branca a quatro palavras espalhadas.
O circulo pequeno tudo preto e a cabeça de um individuo, a linha vertical faz o corpo da pessoa, a horizontal faz os braços, o circulo grande com fundo branco e o espaço pessoal da pessoa, o fundo branco deste quadro pode ser interpretado como outro espaço por exemplo o que o individuo conhece, o preto do lado esquerdo pode ser o que ele desconhece e as quatro palavras juntas formam a frase Et les seins mouraient.... ( titulo de um poema de Benjamim Péret).
As cores usadas são o preto e o branco da tela cores neutras o branco significa paz, mas neste quadro não tem esse significado pois e um branco mais para o bege e o preto significa o desconhecido ou perigos que se tem de enfrentar mas neste quadro e difícil de entender o porque de a parte esquerda ter um fundo escoro. As dimensões não são a escala parece que o individuo foi desenhado muito rápido pois esta representado como um desenho de uma criança pequena, o autor sendo um pintor do surrealista pode estar a mostrar uma psicanalise que fez a um individuo. Por isso e que os desenhos são simples.
Esta obra tem um aspeto da vida, não totalmente reconhecível, só se percebe que e uma pessoa mas não se intende o que e que esta pessoa esta ali a fazer, só refletindo e olhado bem para o quadro e que se intende que a pessoa pode estar dentro de um dos seus sonhos, onde tem o seu espaço pessoal definido, um espaço a sua volta que consegue ver e reconhecer e outro mais escuro que ele não conhece.
Esta obra tem muito para uma pessoa refletir pois faz pensar o porque de diferentes fronteiras, porque só uma parte do lado esquerdo e preta, o que estará na verdade o individuo a fazer e faz ver os sonhos de uma maneira diferente.
.
https://www.drakemoon.com/case/covert-karp
...