DISCIPLINA: DIVERSIDADE ÉTNICO E CUTURAL
Por: Lourdessanches • 3/3/2016 • Dissertação • 382 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
NOME DO ALUNO: Lourdes Sanches Jardim Neta
RGM: 16282183
DISCIPLINA: Diversidade Étnico e Cutural
NOME DO TUTOR: Rita Pereira
As Teorias antropológicas da cultura nos ajudam a entender as mais diferentes formas de manifestação cultural do ser humano, no meio que vivem. Entre as teorias culturais temos o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo.
Marcada pelo sentimento imperialista europeu, tivemos o que se chama de monogeísta, que acreditava em uma evolução pela qual o homem deveria passar, que seria, o homem primitivo deveria alcançar o status de evoluído.
Ao contrário da Monogeísta, a Poligenia defendia a existência de várias formas de evolução, mais não de forma autoritária que supunha que uma devia se render o outra, ela aceitava que cada lugar tinha suas diferentes costumes e visão diferentes. Tanto a Monogeísta como a Poligenia fazem parte do Evolucionismo.
Já o Difusionismo apareceu para contrariar as ideias de Darwin e o seu Evolucionismo, o que acarretou uma grande tensão na Europa por conta destas questões.
No Funcionalismo, os antropólogos pregavam a queda do Evolucionismo e a perda do eurocentrismo. Os estudiosos defendiam que as necessidades biológicas determinavam as necessidades biológicas determinavam as necessidades culturais do homem, deixando também de lado a superioridade dos valores europeus, assim não tendo preconceito com outros povos e suas culturas.
Já no Estruturalismo a uma excelente resposta ás outras teorias, que apesar de seus pontos de vista diferentes conseguiu fazer uma revolução na antropologia.
É possível observar que á evolução das teorias da cultura do ponto de vista antropológico, que uma visão monárquica, que colocava uma cultura como superior que a outra ( monogeísta), passou por diversas reformas chegando ao Estruturalismo, que fala que as tribos primitivas e a sociedade moderna são diferentes, mais nenhuma é superior a outra e ambas tem a mesma capacidade intelectual, rompendo com o preconceito.
...