De Metodologia Da Pesquisa Em Educação
Ensaios: De Metodologia Da Pesquisa Em Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heshilly • 21/3/2015 • 938 Palavras (4 Páginas) • 458 Visualizações
01. Elabore um texto de 10 linhas, dizendo por que as pesquisas são importantes? (0,5)
Por que a pesquisa é importante
É o estudo dos fatos de qualquer espécie, são verificação e observação de algum fenômeno surpreendente. Ela surgiu a partir de duvidas que veio aparecendo com o tempo da evolução, desde a humana a cientifica.
A pesquisa é a forma de chegar a um resultado verdadeiro por método, diferenciado para que consigamos ter certeza e um senso de algum determinado assunto, objeto ou até mesmo de outra análise. É importante para a humanidade, pois é com a mesma que hoje temos: remédios, tecnologia, evolução acadêmica, e pessoal, um avanço em todos os departamentos da vida, ajuda a construir uma pessoa e o mundo ao redor.
Enfim ela tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Sem pesquisa não há certeza apenas duvidas, e curiosidade.
Referencias Bibliográficas
LIMA, Terezinha Bazé de. Metodologia da pesquisa em educação: Artigo para elaboração de texto. Titulo: Por que as pesquisas são importantes: Guia de estudos da Unigran Net. 2014, 109.p SANTAELLA. (2001, P. 111). Guia de estudos da unigran net. 2014, p.53 -56.
02. Quais são as faces da pesquisa e faça uma argumentação sobre elas. (máximo 15 linhas).(0,5)
Quais são as faces da pesquisa
• Seu lado educativo emancipatório;
• Sua marca de atitude cotidiana;
• Sua viabilidade em qualquer pessoa e em qualquer lugar, sem banalizar;
• Sua relação intrínseca com o conhecimento inovador.
Argumentação sobre as faces
Seu lado educativo emancipatório; é a conquista de uma construção própria, com o apoio de professores, material didático, equipamentos e informações. Compreendida para elaborar sua própria construção lançando mão de todo material de apoio, realizando a pretensão de questionamento sistemático, critico e criativo que encontra na autocrítica e na contracrítica sua maior autenticidade.
Sua marca de atitude cotidiana; é a trajetória da pedagogia, desde a educação básica é saber pensar, agir, avaliar, buscar, querer avançar no conhecimento estabelecendo parâmetros comparativos e diferenciados com suas próprias conclusões.
Sua viabilidade em qualquer pessoa e em qualquer lugar, sem banalizar; é todo processo que se coloca com o objetivo de reconstruir o conhecimento disponível refazendo o em outro nível, para outro momento.
Sua relação intrínseca com o conhecimento inovador; é a expressão de compromisso permanente com o questionamento reconstrutivo em vários momentos. São questionamentos que se aprofundam e ficam mais potentes em inovação, que é conhecimento.
Referencia Bibliográfica
LIMA, Terezinha Bazé de. Metodologia da pesquisa em educação. Artigo para elaboração de texto. Titulo: Faces da pesquisa e argumentação sobre elas. Guia de estudos da unigran net. 2014, 109.p
DAMO Pedro (1991, p.11-17.) (1995), Guia de estudos da unigran net. 2014, p.70 -71.
03. Estudar a aula 07 para entender as etapas de construção de uma resenha crítica. E em seguida elaborar uma resenha crítica tendo como base a leitura um artigo da Revista InterLetras disponível em: http://www.unigran.br/interletras/artigos.php, seguindo as etapas necessárias para a construção da resenha, disponível na ferramenta Material de Aula – Arquivo. Valor 1,0 (um)
Resenha Critica
1- Coloca-se no início a referência completa do artigo pesquisado e lido conforme normas da ABNT
EXEMPLO:
SAMPAIO, Emilio Davi; BORGES,Iris Genaro.Leitura e cidadania:formação do leitor pela escola.Revista INTERletras.
...