Desafio Profissional 3º Semestre Letras
Por: Davi Mesquita • 22/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.664 Palavras (7 Páginas) • 2.262 Visualizações
Polo IV Campinas
Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua inglesa
Língua Inglesa I
Fonética e Fonologia
Teoria Literária
Teorias do Letramento
Direitos Humanos
DAVI LUCAS MESQUITA DA SILVA - RA 1918149443
ATIVIDADE AVALIATIVA
Prof. Tutor – Lais Helena Nantes Brbosa
CAMPINAS - SP
2016
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é formado por quatro etapas, sendo a primeira a criação de uma situação hipotética na Escola Monteiro Lobato, com a apresentação do perfil da escola, suas características gerais e a clientela atendida. A segunda etapa consiste no mapeamento das dificuldades na implementação do projeto Casa de Cultura, a antiga biblioteca da escola. Relata também a primeira fase do projeto, a divulgação feita pelos alunos e professores no entorno da escola, com o mapeamento das ruas do bairro. A terceira etapa relata a implementação do projeto na prática, como será feita a divulgação, a divisão dos trabalhos e a definição de datas. Finalmente, o texto traz quais são os objetivos e resultados esperados com a implementação do projeto.
Para a realização deste trabalho foram consideradas as disciplinas norteadoras Língua Inglesa I, Fonética e Fonologia, Teoria Literária, Teorias do Letramento e Direitos Humanos.
DESENVOLVIMENTO
Passo 1
Visualizar e apresentar o perfil da escola, suas características gerais, tanto em relação à estrutura quanto à clientela.
Marilene é professora na escola Monteiro Lobato, localizada no Conjunto Habitacional Chico Buarque, periferia do município. A escola conta com quarenta professores e dezoito funcionários, e atende novecentos e vinte alunos, sendo setecentos e trinta e seis no ensino fundamental e cento e oitenta e quatro no ensino médio, divididos em doze salas, nos períodos da manhã e da tarde.
Nesta escola há um grande número de evasão dos alunos. Entre os motivos estão o baixo interesse dos educandos e das famílias e a falta de integração entre a comunidade e a escola.
A unidade conta com uma sala de biblioteca empoeirada, com muitos livros antigos, os livros de estudos estão com capas amassadas, folhas perdidas, além de estar totalmente fora de ordem e fora da nova ortografia nacional. São poucos livros em que se consegue ver o nome na capa, os clássicos como o Pequeno Príncipe, O Senhor dos Anéis, Hamlet, entre outros, faltam muitas páginas e em alguns casos até a própria capa já se foi. As paredes têm pequenos pedaços faltando, que seriam facilmente cobertos com gesso, a poeira está em todos os lugares, uma grande faxina será necessária para que os alunos possam ter acesso a sala sem correrem o risco de grandes crises alérgicas. O mobiliário também é antigo, está desgastado, e não há um computador para a organização de empréstimo dos livros e filmes.
Estão disponíveis cerca de quinhentos e cinquenta livros e vinte e oito filmes, dentre os quais quatro são títulos nacionais.
Passo 2
Mapeamento do entorno da escola, apontando as ruas que poderão ser visitadas pelos alunos na arrecadação de livros e filmes, além das dificuldades que podem aparecer durante a implementação do projeto.
A escola fica localizada em uma área predominantemente residencial, com poucos prédios comerciais, somente para o atendimento local. Os alunos autorizados pelos pais sairão às ruas em grupos de cinco, acompanhados dos professores, solicitando doações de livros e DVD’s, para formar o acervo da Sala de Cultura, conforme a tabela abaixo:
Período da manhã, para os alunos que frequentam a escola à tarde:
Das 8h às 8h30 – Café da manhã.
Das 8h30 às 9h – Instruções e esclarecimentos dos professores responsáveis aos alunos participantes.
Das 9h às 11h – Mutirão de arrecadação. Os alunos sairão em grupos de cinco, cada grupo acompanhado por um professor, percorrendo as ruas:
- Ernesto Pereira Valdez
- Claudineia Salles
- Allan dos Santos
- Arlindo Nunes
- Lourival Américo
- Claudio Santos da Figueira
- Carlos Amaral
- Henrique Pena dos Santos
- Dr. Deco Stinger
- João Penha
11h – Retorno à escola, para a liberação dos alunos.
Período da tarde, para os alunos que frequentam a escola de manhã:
Das 13h30 às 14h – Instruções e esclarecimentos dos professores responsáveis aos alunos participantes.
Das 14h às 16h – Mutirão de arrecadação. Os alunos sairão em grupos de cinco, cada grupo acompanhado por um professor, percorrendo as ruas:
- Daniel Corrêa da Silva
- Cel. Marcos Teixeira
- Alexandre Nunes
- Carol Navarro de Freitas
- Machado de Assis
- Pedro de Alencar
- Maria Luiza de Paula
- Eliane Candida
- Luiz de Vasconcelos
- Reg. Jair Moraes
Das 16h às 16h30 – Retorno à escola e lanche da tarde.
16h30 – Liberação dos alunos.
Antes que os alunos possam sair às ruas, os professores acompanhantes deverão instrui-los sobre algumas regras de relacionamento, como abordagem educada: “Bom dia, posso falar com a senhora por um minuto?” e cuidados na abordagem, como portão aberto, cachorro no quintal, nunca entrar sozinho nas casas, etc., além de agradecer ao final de cada conversa.
O objetivo da abordagem será entregar às pessoas bilhetes contendo o pedido de doação de livros, CD’s e DVD’s, para o acervo da Sala de Cultura da escola, assim como recolher os materiais. A seguir está o modelo do bilhete a ser entregue à população:
“Querido(a) Amigo(a),
Temos a intenção de transformar a biblioteca de nossa escola em uma Sala de Cultura. Com este objetivo vamos precisar da ajuda de todo mundo, inclusive a sua! Estamos aceitando doações de livros, DVD’s de filmes nacionais e estrangeiros, CD’s musicais, revistas, apostilas, enfim, qualquer material que possa enriquecer nosso acervo. Os alunos da escola estão percorrendo as ruas do bairro par a coleta, e a escola estará à disposição da comunidade para a entrega de materiais.
...