Desafio Profissional Letras
Trabalho Escolar: Desafio Profissional Letras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TitaSilva • 6/6/2014 • 1.808 Palavras (8 Páginas) • 2.538 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA – 1º SEMESTRE
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
e Educação e Diversidade
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação do Tutor EAD Mário Pires Jr.
Goiânia - GO
10 de Abril de 2014
Introdução
O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos, entre outros, favorecer a aprendizagem e estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
Partindo desses princípios, foi feito um levantamento de informações para mostrar de que forma pode-se trabalhar dentro das escolas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
A proposta desse Desafio Profissional é apresentar sugestões de temas para trabalhos em sala de aula com possíveis soluções e discussões, para problemáticas encontradas nos mais variados assuntos que abrangem o respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Passo1
Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao
Respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII - valorização do profissional da educação escolar;
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX - garantia de padrão de qualidade;
X - valorização da experiência extraescolar;
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
XII - consideração com a diversidade étnico-racial.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Ensinar ou viver a pluralidade cultural
O que se coloca para a escola é o desafio de criar outras formas de relação social e interpessoal, por meio da interação o trabalho educativo escolar e as questões sociais. O tema pluralidade cultural oferece aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiro e como participantes de grupos culturais específicos. Ao valorizar diversas culturas presentes no Brasil, propicia ao aluno a compreensão de seu próprio valor, promovendo sua alto-estima como ser humano pleno de dignidade.
A temática diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais e atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos, e portanto, para a própria nação. O aprendizado não ocorrera por discursos e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana A presente publicação, parceria entre o ministro da educação e a secretaria especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, tem o mérito de trazer ao conhecimento de todos os setores interessados da sociedade, questões, informações bem como os marcos legais das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana, de acordo com a homologação, em 18 de maio de 2004, do parecer 03/2204 de 10 de março, do conselho pleno do CNE aprovando o projeto de resolução dessas diretrizes. Amplia-se, assim, o debate sobre tema de alta relevância na agenda do Governo Federal.
Este parecer visa a atender os propósitos expressos na Indicação CNE/CP 6/2002, bem como regulamentar a alteração trazida à Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10.639/2000, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Desta forma, busca cumprir o estabelecido na Constituição Federal nos seus Art. 5º, I, Art. 210, Art. 206, I, § 1° do Art. 242, Art. 215 e Art. 216, bem como nos Art. 26, 26 A e 79 B na Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que asseguram o direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. Características do referencial curricular nacional para
A educação infantil
• O
...