Disciplina de Português para a professora Paula Castelo Branco
Por: Alexandra Barbosa • 29/2/2016 • Ensaio • 1.511 Palavras (7 Páginas) • 428 Visualizações
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Escola EB2/3 + Secundária de Rebordosa
Disciplina de Português para a professora Paula Castelo Branco
Alexandra Dinis Nunes Barbosa
Número 1 , da turma 10RA
Ano lectivo: 2013/2014
21 de Abril de 2014
Introdução
Este trabalho fala-nos sobre Camões lírico e nos seus subtemas como o renascimento da literatura, regras de escrita e nas medidas.
Com este trabalho pretendo alcançar objectivos como conhecer a vida e obras de Camões , conhecer as características do renascimento da literatura , das regras de escrita e das medidas e a mulher.
Este trabalho está organizado em Camões lírico , renascimento da literatura , regras da escrita e no lirismo de Camões , em que este se subdivide na medida nova e na medida velha. Por fim na mulher.
Para a realização deste trabalho eu obtive ajuda do manual ‘’Expressões 10’’ e da internet.
Camões Lírico
A obra lírica de Camões é composta por poemas escritos em medida velha (usada na tradição medieval) e medida nova.
Na lírica camoniana usou-se muito a redondilha e os sonetos.
No cancioneiro* predomina o tema amoroso, da saudade, pecado e morte.
A lírica de Camões foi muito influenciada pelo italiano, evidencia-se a influência de Petrarca , que pode-se observar nos tópicos que Camões aborda , nos giros* estilísticos que se tornaram na gramática obrigatória .
Os temas que Camões aborda desviam-se do romance cortês. Os romances cortês falavam de como a mulher era algo superior, “quase divino, de beleza inefável; a atitude infinitamente reverente do amante perante a Senhora;”
Retirado do da introdução á poesia de Luís de Camões, do instituto de Cultura Portuguesa
Petrarca era um poeta italiano do séc.XVI , que começou a usar nas suas canções o ‘’eu’’ , a figura da mulher que envia para a perfeição física , o efeito do amor e a conceção subjectiva do tempo e espaço que geralmente era a Natureza.
Cancioneiro- Colecção de antigas poesias (líricas e outras) em português, castelhano, etc.
Giros- Uso de palavras desnecessárias ou evasivas; rodeio de palavras.
Retirado do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Renascimento da literatura
Foi na época Renascentista que se introduziu a literatura clássica na Europa.
No séc.XVI deu-se uma grande mudança no pensamento do homem. O que mudou esse pensamento foi o humanismo, o renascimento e o classicismo (recuperação do que é grego antigo).
O humanismo acredita na capacidade humana, até ao séc.XVI o homem acreditava que Deus era o centro do pensamento humano (teocentrismo), depois do séc.XVI o homem colocou-se no centro e deu origem ao antropocentrismo.
O humanismo valorizou o Homem, assim o homem pode-se centrar no conhecimento , no estado espiritual , nas suas vivencias diárias e experiencias ( experimentalismo).
Com esta nova forma de pensar retractou-se nas artes, como a pintura, escultura e claro, a literatura.
Regras de escrita
A poética de Aristóteles e a arte poética de Horácio é um pensamento sobre a Tragédia.
Na carta de Pisões por Horácio , este faz criticas á poesia inconsistente devido a falta de coesão , coerência e articulação , o que faz com que a poesia inconsistente fique com falta de unidade.
Horácio na carta de Pisões afirma que a liberdade de escrita tem limites estabelecidos , como tem que ter unidade ( coesão , coerência e articulação) e verossimilhança ( semelhante a verdade , plausível)
Para Aristóteles e Horácio é necessário o poema ter apenas cinco atos , limitar a fala apenas a três pessoas .
O lirismo de Camões
A medida velha e as redondilhas
Na medida velha o tema é geralmente sobre o mar ou fonte, queixas do coração, olhos geralmente verdes, natureza e a mulher.
Exemplo:
Descalça vai para a fonte
Lianor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.
Leva na cabeça o pote,
O testo nas mãos de prata,
Cinta de fina escarlata,
Sainho de chamelote;
Traz a vasquinha de cote,
Mais branca que a neve pura.
Vai fermosa e não segura.
Descobre a touca a garganta,
Cabelos de ouro entrançado
Fita de cor de encarnado,
Tão linda que o mundo espanta.
Chove nela graça tanta,
Que dá graça à fermosura.
Vai fermosa e não segura.
Poema de CAMÕES, Luís de. Intitulado de descalça vai para a fonte
Neste poema de Camões podemos observar que fala sobre a fonte, a natureza e a mulher, temas da medida velha.
Tipos de composição:
Tinha uma redondilha menor ( verso de cinco silabas métricas ou pentassílabo) e a redondilha maior ( verso de sete sílabas métricas ou heptassílabo) constituem a chamada medida velha , predominante na lírica tradicionalmente portuguesa (…). Ás composições poéticas construídas com versos dessas medidas é costume chamar-se redondilhas.
É possível dividir as redondilhas em dois grandes grupos , de acordo com a presença ou não de um mote*:
Composições sujeitas a mote:
Vilancete: dedicado a temas amoroso ou bucólicos, é constituída por um mote curto de dois ou três versos em geral redondilhas maior (heptassílabos) e uma glosa* de uma ou mais estrofes, normalmente sétimas
Cantiga: é construída a partir de um mote de quatro versos e uma glosa de uma ou mais estrofes, geralmente de oito, nove ou dez versos.
Composições não sujeitam a mote:
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