Condições De Saneamento Do Bairro Castelo Branco
Pesquisas Acadêmicas: Condições De Saneamento Do Bairro Castelo Branco. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinelsonbm • 21/11/2014 • 2.986 Palavras (12 Páginas) • 354 Visualizações
1 - Introdução
O saneamento básicoe a saúde humana ou saúde pública estão intimamente relacionados pois é atravésde medidas de saneamento básico, que é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças e ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.
Entre os procedimentos padrão de saneamento básico, podemos citar: tratamento e abastecimento de água, canalização e tratamento de esgotos, canalização e drenagem de águas pluviais e também, a coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem).
Por mais que possa parecer óbvio que o saneamento básico é item indispensável para a manutenção da saúde e da qualidade de vida da população, a realidade é que muitas localidades de todo o mundo carecem de sistemas eficientes de saneamento básico, principalmente nos países mais pobres. Em países onde a oferta de saneamento é baixa, temos a ocorrência de um alto índice de propagação de doenças, como, por exemplo, doenças viróticas, bacterianas e parasitoses diversas, e, infelizmente, a maior suscetibilidade a essas doenças ocorre entre crianças. Aliás, a falta de saneamento básico é muito mais comum do que imaginamos.
No Brasil mesmo, na região nordeste, menos de 10% das cidades e municípios conta com algum órgão responsável pelo tratamento de esgoto. Ainda no Brasil, é triste constatar que dos mais de 8 bilhões de litros de esgotos produzidos diariamente, a sua maioria (em torno de 5 bilhões de litros) é despejada de forma aleatória, sem nenhuma forma de tratamento, no meio ambiente, promovendo a contaminação de rios, praias, do solo, de mananciais e, conseqüentemente, trazendo inúmeros danos à população. Vale ressaltar que o saneamento básico de qualidade é um item essencial em qualquer sociedade, pois somente ele é capaz de promover as mínimas condições de desenvolvimento social.
2 - Objetivo
Foi proposto um trabalho sobre as condições de saneamento (distribuição de água/coleta de lixo/coleta de esgoto/drenagem) de um bairro ou conjunto na cidade de Rio Branco – AC. Sendo assim, foi selecionado o bairro Castelo Branco para tal estudo.
3 - Metodologia
Para a realização do estudo sobre as características de saneamento do bairro Castelo Branco foram feitas vistorias pelas ruas deste, registro fotográfico das estruturas de drenagem e seu estado de utilização, uma visita ao reservatório central de água, o qual se situa nas proximidades do bairro em estudo, onde conversamos com o técnico responsável pela abertura do registro da distribuição de água. Tambémfoi feita uma visita a Estação de Tratamento de Água, onde fomos instruídos sobre como a água é tradada desde sua captação até a sua distribuição.
Foi possível obtermos as plantas da rede de drenagem, esgoto e distribuição de água do bairro, através do DEPASA. E por meio de uma conversa com o diretor chefe da parte de esgotos do órgão citado anteriormente, o Engenheiro Civil Janderson, pudemos levantar mais alguns dados sobre a coleta do esgoto da área em estudo e seu destino final.
Por fim, foi realizado um breve questionário com alguns moradores, onde pudemos ter uma ideia do grau de satisfação deles em relação ao saneamento local e com esse isso foi possível a obtenção dos dados necessários sobre a coleta de lixo.
4 - Abastecimento de Água
4.1 - Conceitos
Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, adequação de sua qualidade, transporte até os aglomerados humanos e fornecimento à população em quantidade compatível com suas necessidades.
A água é fundamental para os seres humanos, tem grande influência no cotidiano da população como naalimentação, irrigação, navegação, e outros benefícios. Destes usos, oabastecimento doméstico, abastecimento industrial, irrigação e possivelmente uso para animais implicam na retirada significativa de água das fontes onde se encontram (uso consuntivo). Os demais usos são considerados não consuntivos, em função da não retirada do recurso do meio original. Em termos gerais, apenas os dois primeiros usos (abastecimento doméstico e abastecimento industrial) estão frequentemente associados a um tratamento prévio da água, face aos seus requisitos de qualidade mais exigentes. O homem precisa de água com qualidade satisfatória e quantidade suficiente, para satisfazer suas necessidades de alimentação, higiene e outras, sendo um princípio considerar a quantidade de água, do ponto de vista sanitário, de grande importância no controle e na prevenção de doenças.
Com o crescimento das cidades sem planejamento está fazendo com que não tenha, abastecimento de água em todas regiões com qualidade. Assima experiência tem mostrado que o consumo “per capita” tende a aumentar à medida que aumenta a população da cidade. Entre os fatores determinantes desse fato destacam-se a maior demanda industrial e comercial, logicamente ocorrente, as maiores possibilidades de perdas nas extensas e, muitas vezes, obsoletas redes distribuidoras, e o uso para fins públicos, que podem assumir proporções mais amplas com a prosperidade da administração local e a preocupação em manter e ampliar o serviço de limpeza de pavimentos, edifícios, monumentos e parques.
4.2 - Situação no bairro e análise
Em relação ao abastecimento de água, pode-se observar com os questionários aplicados aos moradores que esses não apresentam nenhuma queixa em relação a qualidade da água e nem em relação à pressão que esta chegando na residência. Pode-se verificar que água chega à casa dos moradores todos os pela manhã.
A boa qualidade da água distribuída pode ser comprovada com uma visita na ETA II ( Estação de Tratamento de Água ) que possui a função de captar a água do Rio Acre e fazer o tratamento conforme os padrões de potabilidade , e assim distribuir para os reservatórios. O reservatório que abastece o bairro é o Reservatório Central no qual fizemos uma visita e pudemos verificar os horários e as pressões que se distribui para o bairro.
Fig. 01 - Planta da Rede de Abastecimento
...