ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Patricia Casagrande • 6/11/2018 • Seminário • 2.366 Palavras (10 Páginas) • 267 Visualizações
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ISES
ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório do Projeto Profissional Interdisciplinar – O ensino de Línguas Estrangeiras em Educação Infantil - Curso de Letras Língua Inglesa da Faculdade Sumaré,Patricia Casagrande Gomes de Morais- RA: 1617189
São Paulo
2016
RESUMO: Este trabalho apresenta os elementos que constituem o ensino de língua estrangeira para crianças tendo como objetivo o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, complementando a ação da família e da sociedade. Os alunos têm a oportunidade de se familiarizar com outros idiomas além de sua língua materna, convivendo entre elas e trocando conhecimentos, viajando ou morando em outros países, sem perder o foco da individualidade e personalidade de cada uma. O papel do professor será então criar situações desafiadoras, motivando a conversa, e interrogações constantes, tudo isso sem dar soluções prontas para os problemas encontrados, pois cabe ao aluno explorar esse ambiente e nele se entrosar.
PALAVRAS-CHAVE: Língua Estrangeira, Língua Árabe, Língua Inglesa, Crianças, Aprendizagem
2
Introdução:
Este artigo tem como objetivo o ensino de línguas estrangeiras para crianças, levando em consideração as características específicas dessa faixa etária e salientando a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que cabe a ele motivar e proporcionar atividades relevantes que favoreçam a interação dos alunos. O professor, além do conhecimento gramatical, deve ter claras suas concepções de língua, linguagem e ensino-aprendizagem de língua estrangeira.
Estudar uma língua estrangeira nos primeiros anos de vida de uma criança abre caminhos para quem aprende e trazem inúmeros benefícios, que vão além da habilidade de se comunicar.
Uma língua estrangeira pode ser aprendida em qualquer idade. Porém, quanto mais cedo o estudo começar, maiores são as chances de a criança dominar o idioma e falar com fluência. Crianças de 4 anos ou até menores podem começar a ser expostas ao idioma de forma lúdica.
Ao se encantarem com o ambiente criado em sala de aula, vão adquirindo gradativamente o domínio da linguagem, brincar, é o melhor meio de ensinar nessa fase da vida que habilidades e sentidos, como a linguagem, a visão, a audição, a fala e as capacidades motoras se desenvolvem. Quando a exposição ao idioma é natural e ainda na infância, a aquisição do idioma tende a ser subconsciente e, portanto, independe de aptidão ou vocação para aprender uma língua.
3
Entrevistas
Professora de Educação Infantil - Disciplina Inglês
Nome: Marisa de Oliveira Valadão
Data de nascimento: 06/08/1969
Fone: (11)55899135 Celular: (11) 989649752 E-mail: marisavaladao@bol.com.br
1. Porquevocêescolheuestaprofissão?
R: Porque desde criança gostava muito de ensinar e, quando comecei a aprender inglês no 6o ano, me apaixonei pela língua. Então, decidi que iria ser professora de inglês.
2. Quetipodeatividadevocêmaisgostanestaáreadeatuação?
R: Atividades que envolvam trabalho com arte (recortes, colagens, chants, dinâmicas que envolvam movimentos corporais (TPR – total physical response), atividades de vocabulário com fichas, dentre outras, nas quais a criança aprende brincando e desenvolvendo a criatividade e imaginação.
3. Participadecursosdeespecialização?
R: Sim. Atualmente participo do curso Accent reduction na escola Summit for Teachers para diminuição do sotaque brasileiro, além de técnicas para ensinar pronúncia em sala de aula.
4. Háquantotempovocêleciona?
R: Há vinte e seis anos (dezenove anos somente inglês).
5- Em que contexto você atua? Escola Pública? Escola Particular?
4
R: Trabalho em escola particular e em curso de idiomas.
6-Como reage ou supera as adversidades?
R: Tentando me adequar aos diferentes contextos, adaptando certas práticas, analisando minha postura pedagógica, sendo flexível às mudanças necessárias, mas respeitando e tendo como base teorias, estudos e experiências que são importantes e, portanto, não podem ser negligenciadas.
7-Como você avalia as transformações da educação no mundo atual, quanto a aprendizagem de mais de uma língua estrangeira para Educação Infantil?
R: Penso que há uma pressão familiar e social muito grande para que a criança aprenda o quanto antes uma língua estrangeira. Acho que é uma questão muito delicada e este trabalho deve ser feito de uma forma muito lúdica e com muito cuidado e respeito à maturidade da criança. É fato que elas aprendem muito rápido, mas é preciso ter em mente que a criança precisa brincar. Há inclusive estudos recentes que mostram que, se uma criança brinca, ela desenvolverá melhor sua aprendizagem mais tarde. Portanto, reflexão e cautela são necessárias.
8- Qual é a importância da preparação de aula? Quais são os tópicos para a preparação? Cite os passos mais importantes.
R: Uma aula bem preparada funcionar como um guia para o professor, pois ele se sentirá mais seguro (não significa que seja uma camisa de força e que o professor deva segui-lo à risca). Pelo contrário, às vezes é preciso adaptar a aula, mudando, acrescentando ou retirando atividades, de acordo com a turma ou o contexto, mas até para se fazerem estas alterações, se a aula foi bem preparada, o professor terá melhores condições de fazê-lo. Para a preparação de uma boa aula em inglês temos os seguintes passos: ENGAGE (que seria a motivação para a aula, “engajar” os alunos e fazê-los ter interesse pelo assunto que será estudado (como fazer isto? / Quais atividades usarei?) O segundo passo seria STUDY (que é a fase da introdução do assunto com a participação dos alunos) e o último passo seria ACTIVATE (ou seja,
...