Resumo Métodos De Ensino De Línguas Estrangeiras: Fundamentos, Críticas E Ecletismo
Ensaios: Resumo Métodos De Ensino De Línguas Estrangeiras: Fundamentos, Críticas E Ecletismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tha1987 • 5/3/2015 • 307 Palavras (2 Páginas) • 783 Visualizações
A primeira concepção, elaborada e defendida por Anthony(1963), considera o método como o estágio intermediário entre a abordagem de ensino e as técnicas adotadas pelo professor. Por abordagem, o autor considera as concepções do professor a respeito da natureza da linguagem e dos processos de ensino e aprendizagem. Em outras palavras, a abordagem refere-se à visão geral sobre o que seja uma língua e sobre o que seja ensinar e aprender uma língua.
O método audiolingual baseia-se no estruturalismo(a língua enquanto forma/estrutura). A visão de aprendizagem que sustenta o método é o Behaviorismo(Comportamentalismo), segundo o qual a aprendizagem ocorre por meio de formação de hábitos, por meio da famosa abordagem tríplice: estímulo, resposta e reforço.
O ecletismo visa a possibilitar que o professor faça escolhas metodológicas que sejam mais coerentes e necessárias, tendo em vista o contexto de ensino aprendizagem onde cada professor desempenha a sua atividade docente. Isto representa, em outros termos, um rompimento com procedimentos metodológicos que, na maioria das vezes, foram planejados para salas de aula padronizadas e idealizadas, desconsiderando diferenças contextuais e individuais de naturezas variadas.
O professor precisa estar cada vez mais preparado para não só lecionar, mas também administrar o processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Para isto, a formação do professor requer atenção especial. Embora estejamos numa era que permite e, em muitas situações, exige o ecletismo, um dos fundamentos necessários a esta formação é conhecimento e estudo crítico dos métodos e das abordagens de ensino, para que a sua participação no ensino seja fundamentada em princípios teórico-metodológicos, competências e conhecimentos sólidos e compatíveis com a sociedade e o tempo em que vivemos.
Thaís de Oliveira
...