O Ensino da Arte da Educação Infantil
Por: LisaH • 5/5/2015 • Ensaio • 376 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
O Ensino da Arte na Educação Infantil
No dia a dia da escola de Educação Infantil as práticas expressivas com linguagens artísticas atravessam os meios de comunicação, ações das crianças e a rotina pedagógica do professor.
Seja de forma intuitiva e/ou inconscientemente integrado nas variadas estratégias de trabalho, mesmo que na maioria das partes articuladas pelo educador, incorporado ou não, através de reflexão ao trabalho e suas necessidades.
Os educadores para compreender as linguagens das crianças fazem uso de diversas formas das linguagens artísticas retornando para os seus projetos e objetivos.
Hoje nos cursos de formação de professores podemos ter como contribuição e instrumentos em linguagens artísticas que possam atribuir para as demais áreas, não vendo a Arte em uma única disciplina e sim num todo, possuindo peculiaridades que possam ser o foco das reflexões e articulações de situações de ensino dos educadores.
Quando há falta de formação ocorre com que os professores atuem movido pela concepção da Arte e do seu ensino, e historicamente a maioria dos educadores foram privados aos acessos dos repertórios culturais da Arte, gerando uma falta de consciência sobre os sentidos que esses conteúdos e vivências artísticas podem assumir na escola.
Refletindo nas ações dos educadores, principalmente nas escolhas e no encaminhamento de situações de sala de aula que envolva as linguagens artísticas.
Alguns pesquisadores e educadores têm lançado se na reflexão sobre o papel da Arte na escola contribuindo importantes referências que podem nortear as ações dos educadores.
Entretanto há muitas escolas que vêm propondo a pensar o lugar da Arte no currículo e essas iniciativas foram recentemente confirmadas pelos documentos oficiais curricular, PCN- arte e RCNEI (Parâmetros Curriculares para o ensino de Arte e o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil).
Através da Arte na Educação Infantil é possível trabalhar com os alunos compreendendo as suas particularidades, experiências sociais e seus meios de comunicações.
Utilizando a linguagem de artes num todo do ser/ aluno, desde em forma oratória e na construtiva de suas criações. Respeitando as subjetividades e a criticidade dos alunos.
...