ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
Por: anadupont • 21/10/2019 • Projeto de pesquisa • 1.859 Palavras (8 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS
CAMPUS PALMAS
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
ANA CAROLINE FAGUNDES DUPONT
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
- Palmas-TO
- 2019
- ANA CAROLINE FAGUNDES DUPONT
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PROEJA: EXPLORANDO LETRAMENTOS
Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas, como requisito avaliativo da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, do Curso de Licenciatura em Letras-Português, sob a orientação da Professora Drª. Ana Lourdes Cardoso Dias.
- Palmas-TO
- 2019
- SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 3
- 1. JUSTIFICATIVA 4
- 2. OBJETIVOS 4
- 2.1. OBJETIVO GERAL 4
- 2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
- 3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
- 4. METODOLOGIA 7
- 5. CRONOGRAMA 7
- 6. REFERÊNCIAS 8
Introdução
Segundo o estudo “Um olhar sobre a Educação”, o Brasil é um dos países com maior número de pessoas sem diploma do ensino médio: mais da metade dos adultos (52%) com idade entre 25 e 64 anos não atingiram esse nível de formação. (PORTAL ODS). Os números são alarmantes e os mais motivos diversos para a não conclusão do ensino médio na idade regular, porém, ainda há uma oportunidade de conclusão através do Proeja.
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de jovens e adultos (Proeja) disponibiliza a comunidade a oportunidade de concluir a educação básica e ao mesmo tempo uma qualificação profissional por meio de cursos técnicos disponibilizados. No Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas os cursos ofertados são: Manutenção e Operação de Computadores (40 vagas) e Atendimento (40 vagas).
Devido à faixa etária (todos os alunos são maiores de 18 anos), maior parte destes estudantes já terão responsabilidades com suas famílias e/ou seu trabalho, ou seja, não terão como prioridade o estudo, tendo apenas parte de seu tempo a ser dedicado e ainda com inúmeras dificuldades. Então, surgem os seguintes questionamentos: Como o professor de língua portuguesa obterá êxito no processo de ensino deste perfil de aluno? Quais práticas e quais as formas que o professor poderia utilizar para facilitar este processo?
Explorando letramentos, elaborando estratégias, aplicando novas metodologias adequadas para o tipo de aluno e focando na didática que o professor utiliza, esta pesquisa propõe uma melhora significativa no aprendizado de língua portuguesa dentre os alunos do Proeja. É imprescindível que o ensino médio seja concluído com esses estudantes tendo a capacidade de interpretar um texto, tendo sim noções gramaticais, mas percebendo os papéis enunciativos por traz de um texto, sabendo quem o produz, para quem e qual sua finalidade.
- Justificativa
O aprofundamento sobre as questões que envolvem o ensino de língua portuguesa no ensino médio, especialmente desse tipo de aluno, faz-se necessário para que ocorram mudanças na didática do professor, que na maior parte dos casos é estagnada e ultrapassada, dificultando o aprendizado do que realmente é necessário para a formação de um indivíduo crítico perante a sociedade.
O ensino da gramática é um dos mais fortes pontos de engessamento, tendo a gramática como uma série de ordens e regras a serem obedecidas, sem as devidas explicações sobre as diversas exceções e incoerências que existem. É preciso que o ensino destas regras sejam expostas possibilitando o aluno a associar sua gramática internalizada, assimilando o conteúdo com muito mais facilidade e saindo do padrão de aula repetitiva, monótona e cansativa.
Portanto, o tema pesquisado visa auxiliar estudantes de licenciaturas e também de professores já formados para que haja um entendimento de que por diversas vezes, apesar de todo o esforço e empenho na trajetória da formação acadêmica, para que a matéria exposta seja compreendida há a necessidade de aprofundar os estudos de multiletramentos e optar por metodologias de ensino mais claras e diversificadas.
2. Objetivos
2.1 Objetivo geral
Analisar sobre os problemas existentes no aprendizado de língua portuguesa no Proeja do Instituto Federal do Tocantins, o papel do professor, sua metodologia de ensino e expor as possíveis maneiras de melhora no processo de ensino, explorando letramentos.
2.2 Objetivos específicos
- Investigar teorias que mostrem diferentes tipos de letramentos e metodologias a serem exploradas para melhoria do ensino básico.
- Analisar fatores que possam contribuir para a dificuldade do aluno do Proeja em obter o conteúdo exigido e concluir sua formação.
- Propor métodos para o professor solucionar o problema de aprendizagem, enquadrando-se a realidade diferenciada que o programa possui.
- Fundamentação teórica
O termo letramento surgiu no Brasil em meados da década de 80 e trata-se de um conjunto de habilidades individuais que envolvem diretamente o aprendizado do indivíduo com o meio em que ele vive. Fontes deste processo estão presentes no dia a dia, na família, na igreja, na escola, etc. cada um com seu tipo de saber.
Segundo ROJO (2009):
O “significado do letramento” varia através dos tempos e das culturas e dentro de uma mesma cultura. Por isso, práticas tão diferentes, em contextos tão diferenciados, são vistas como letramento, embora diferentemente valorizadas e designando a seus participantes poderes também diversos. (ROJO, 2009, p. 99).
...