Educação Escolar/Política da Educação
Por: vanessa39 • 3/6/2015 • Trabalho acadêmico • 575 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
Libâneo, Jose Carlos
Oliveira, João Ferreira
Toschi, Mirza Seabra
Educação Escolar: políticas, estrutura e organização
O sistema de Organização e de Gestão da Escola: teoria e prática
O autor inicia suas considerações, citando sobre gestão e organização. O objetivo principal da escola é a aprendizagem dos alunos, tarefa da atividade docente. A organização e a gestão são meios para atingir as finalidades do ensino. Um bom professor, precisa conhecer bem a estrutura e a organização da escola, as políticas educacionais e as normas legais, os mecanismos de sua elaboração e divulgação e desenvolver habilidades de participação.
Uma escola bem organizada e bem administrada faz a diferença na qualidade da aprendizagem escolar dos alunos, bem como o trabalho em equipe entre professores e a equipe pedagógica, num bom ambiente de trabalho.
Todo esse processo democrático só faz sentido se estiver diretamente associado à melhoria das metodologias de ensino e aprendizagem.
A organização escolar funciona com base em dois movimentos inter –relacionados:de um lado,a estrutura e a dinâmica organizacional atuam na produção de ideias,dos modos de agir, das práticas profissionais, dos professores; de outro,estes são participantes ativos da organização,contribuindo com a definição de objetivos,com a formulação do projeto pedagógico-curricular, com a atuação nos processos de gestão e de tomadas de decisão.
Os objetivos educacionais decorrem de demandas que a sociedade apresenta às escolas, exigências econômicas, políticas, sociais,culturais. A realização bem sucedida do trabalho escolar depende da integração e a articulação bem sucedida entre o trabalho docente e a gestão escolar, com a elaboração de projetos pedagógicos, ações de formação continuada do professor, formas de avaliação da escola e do desenvolvimento, orientação pedagógica por parte da coordenação pedagógica.
Organizar significa dispor de forma ordenada,dar uma estrutura, planejar uma ação e prover as condições necessárias para realizá-la.As escolas são organizações, que devem agir de forma democrática,interagindo com as pessoas.Estamos falando de uma organização formal,que planejamento, estrutura e papéis desempenhados.Mas também podemos nos deparar com um organização informal,onde uma organização sofre impacto de elementos informais; que diz respeito aos comportamentos, às opiniões, às ações e as formas de relacionamento que surgem espontaneamente entre membros de um grupo.Esses aspectos são chamados de cultura organizacional,ela pode gerar uma administração autoritária.
Levar em conta a cultura organizacional da escola é a exigência prévia à formulação,ao desenvolvimento e à avaliação do projeto pedagógico-curricular e também às atividades que envolvem tomadas de decisão: o currículo, a estrutura organizacional,as relações humanas, as ações de formação continuada, as práticas de avaliação.
É preciso afrontar e resistir às formas tradicionais de organização e gestão escolar, além de adotar formas alternativas e
...