Engenharia De Metodos
Artigos Científicos: Engenharia De Metodos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gftanaka • 26/11/2014 • 591 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
Foi nesse contexto que surgiu o taylorismo enquanto forma de organização de trabalhadores no processo de produção, adotando métodos de trabalho considerados científicos e mais eficientes”.
Taylorismo ou administração cientifica é um modelo de administração que foi desenvolvido pelo engenheiro norte americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915).
Taylor começou como jovem aprendiz trabalhando como operário em uma indústria, mas logo passou para escriturário, maquinista, contramestre (gerente) e finalmente engenheiro chefe.
A partir dessa concepção, o Taylorismo, trabalho industrial foi fragmentado cada trabalhador passou a exercer um tipo de função.
Taylor foi visto como um explSubmetidos a remuneração, condições de trabalho e de vida sub-humanas, em oposição ao enriquecimento dos patrões, os trabalhadores associaram-se em organizações trabalhistas como as trade unions (sindicatos) fomentando ideias diante do novo quadro social da nova ordem industrial.
A Revolução Industrial estabeleceu a definitiva supremacia burguesa na ordem econômica ao mesmo tempo que acelerou o êxodo rural, o crescimento urbano e a formação da classe operária. Era o início de uma nova época, onde a política, a ideologia e a cultura gravitavam em dois polos: a burguesia industrial e o proletariado.
A mecanização se estendeu do setor têxtil para a metalurgia, para os transportes, para a agricultura e para os outros setores da economia. As fábricas empregavam grande número de trabalhadores. Todas essas inovações influenciaram a aceleração do contato entre culturas e a própria reorganização do espaço e do capitalismo. Nessa fase o Estado passou a participar cada vez mais da economia, regulando crises econômicas e o mercado e criando uma infra-estrutura em setores que exigiam muitos investimentos.
A partir do final do século XIX, período conhecido como Segunda Revolução Industrial, a fase da livre concorrência fica para trás e o capitalismo se tornava cada vez menos competitivo e mais monopolista. Empresas ou países monopolizavam o comércio. Era a fase do capitalismo financeiro ou monopolista.
Desde então se estabeleciam as bases do progresso tecnológico e científico, visando a invenção e o constante aperfeiçoamento dos produtos e técnicas, para melhor desempenho industrial. Abriam-se as condições para o imperialismo colonialista e a luta de classes, formando as bases do mundo contemporâneo.
O ponto culminante do desenvolvimento industrial, em termos de tecnologia, teve início em 1950 (meados do século XX) com o desenvolvimento da eletrônica, que permitiu o desenvolvimento da informática e a automação das indústrias. Essa fase de novas descobertas caracterizou a Terceira Revolução Industrial ou revolução científica e tecnológica.
Consequências da Revolução Industrial
O longo caminho de descobertas e invenções foi uma forma de distanciar os países entre si, no que diz respeito ao poder econômico e político, pois nem todos se industrializaram, permanecendo na condição de fornecedores de matérias primas e produtos agrícolas para os países industrializados.
Revolução Industrial no Brasil
Enquanto na Europa
...