Ensino de Lingua Portuguesa
Por: Roberto Jerônimo • 10/4/2015 • Relatório de pesquisa • 575 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA
LAUDENICE MARIA SANTOS DA SILVA
CONCEPÇÃO DE DISCURSO, GÊNERO E TEXTO
MARAGOGI-ALAGOAS
MARÇO / 2015
LAUDENICE MARIA SANTOS DA SILVA
CONCEPÇÃO DE DISCURSO, GÊNERO E TEXTO
Atividade solicitada pelo professor Glaudistone Ferreira de Almeida, do curso de Letras/Português, Instituto Federal de Alagoas – IFAL, para obtenção parcial de nota apresentado à disciplina de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.
MARAGOGI-ALAGOAS
MARÇO / 2015
CONCEPÇÃO DE DISCURSO, GÊNERO E TEXTO
De acordo com Eni, texto é uma peça de linguagem que representa uma unidade significativa. Contudo, para receber esse título de texto é preciso ter palavras com significados denominando textualidade. Ela afirma que um texto não é um documento, é um discurso.
O texto é um objeto linguístico histórico, discurso que se desenvolve de várias maneiras em determinadas situações sociais. A análise do discurso é fundamental para compreendermos como um texto funciona e como produz sentido. Torna-se objeto histórico na medida em que considerarmos unidade de sentido.
O estudo de Bakhtin foi inclusive dentro da literatura, estudo esse que apontava a realidade; por mais que a literatura tenha diversas funções inclusive de fazer comentário da irrealidade, mas, ele acaba trazendo
DA ANÁLISE
Não nos interessa, nessa perspectiva discursiva, a organização do texto. Desse encontro resulta o texto, logo textualidade que é história, que faz sentido. O dado tem sua organização, o fato se produz como um objeto da ordem do discurso (linguístico-histórico). O texto é heterogêneo: 1. Quanto à natureza dos diferentes materiais simbólicos: imagem, grafia, som, etc. 2. Quanto à natureza das linguagens: oral, escrita, científica, literária, narrativa, descrição, etc. 3. Quanto às posições do sujeito. Podemos ter a seguinte configuração gráfica, pensando a heterogeneidade de cada texto, no conjunto dos textos submetidos à análise: A heterogeneidade do discurso feminista resulta assim do fato de que, no texto 1, a FDx convive com FDz e FDy, no texto 2, convive com FDa e FDb, e no texto 3, com FDz e FDn. . O trabalho do analista é percorrer a via pela qual a ordem do discurso se materializa na estruturação do texto. O texto é, para o analista de discurso, o lugar da relação com a representação física da linguagem: onde ela é som, letra, espaço, dimensão direcionada, tamanho.
...