Estagio obrigatorio
Por: m2001 • 10/11/2016 • Trabalho acadêmico • 6.800 Palavras (28 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
3 ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
4 ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR
5 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE
6 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Relatório de estagio curricular obrigatório realizado no período de 12 de setembro a 23 de setembro de 2016 na Escola Estadual Agripino Vilas Novas.
O objetivo deste trabalho e entender e observar em todos os detalhes o processo do professor de ministrar as aula de português da Escola Estadual Agripino Vilas Novas, do município de Fernandes Tourinho MG. Com intuito da progressão do conhecimento e de domínio de conteúdo e de turma, as turmas escolhidas para serem relatada fazem parte e é compreendida ao ensino fundamental do 6º ao 9º ano.
Além disso, relata-se sobre diversos exemplos de como está sendo trabalhado a leitura, interpretação e a compreensão de texto, atividades, linguística a gramática e a literatura infanto-juvenil.
O referido trabalho, foi realizado com vistoria autorizada, pela direção da instituição. Sendo, portanto, um processo de aprendizagem com varias dimensões, aperfeiçoamento lógicos a aquisição interdisciplinar de conhecimentos.
Fala-se sobre a maneira em que os alunos interagem com o professor em sala de aula, o material didático na busca de conhecimento e utilização de outros materiais que promovem o desenvolvimento e criatividade do aluno. Em campo podemos encontrar varias dificuldades que os professores encontram em sala de aula e como lida com elas, algo que não se aprende nas universidades, é muito importante esse interagir m campo, pois os acadêmicos vão poder compreender melhor a profissão que irar exercer no futuro.
Por conta do poder da educação ser muito gratificante, para a formação da cidadania, um tipo de doutrina pedagógica e que é decisiva e é capaz de transformar o ser humano aplicando em forma de efeito real de ser educador, palavra chave para mudar o ambiente seus efeitos na comunidade.
Aliás para a formação do ser humano e inevitável o professor ter participação ativa na família, fazendo valer seus direitos deveres contribuindo com sua dignidade fazendo o melhor de si e tarefa árdua do professor sem adicional remunerável.
O educador atual tem como função explorar a realidade do educando trazer algo parecido para dentro da sala de aula trazendo consigo uma solução ou parte dela para compartilhar, há necessidade da intervir para que o aluno receba suporte
com a construção do conhecimento de um lado comum, por único é de valor ainda não estimado. Fazer reflexo da sociedade é uma das metas que o professor adota.
‘’Cabe pois, o professor, desembaraçar- se de uma posição reativa, defensiva e partir para a autocrítica e (re) construção de sua política pedagógica. Sabemos que não é tarefa simples, mas absolutamente necessária.
(Celso Vasconcellos)
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Unidade concedente do estágio, Razão Social Caixa Escolar Rodolfo Custodio Ferreira-Escola Estadual Agripino Vilas Novas situada na avenida: Sebastião Marcelino-Bairro: Centro Número 533 CEP 35135-000 Fernandes Tourinho Minas Gerais/MG Uma Instituição Pública Inscrita no CNPJ 20800678000166, telefone (33)3237-1160 horário de funcionamento ao público de 7h00min as 17h00min de segunda a sexta-feira, diretor da unidade escolar. Gabriel Lucas Lopes, Supervisora de campo: Maristânia Cristina da Silva.
O nome da escola e uma homenagem a um pecuarista da época Agripino Vilas Novas que era de grande influência para a cidade e região cujo o nome era e ainda e forte nos dias de hoje.
RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Baseado nas leituras dos textos: Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação, pratica de ensino de língua portuguesa e estágio supervisionado: Questões a serem discutidas e formação inicial de professores de língua portuguesa: O discurso sobre a sala de aula na voz dos estagiários.
Podemos perceber que na formação do ser humano o papel num todo contudo juntamente com a experiência de ser professor, a estadia no desenvolvimento de sua profissão deve ser encarada de modo profissional claramente como ponto básico para o crescimento humano da sociedade, o professor e o símbolo de formalidade para a inserção da ética para a progressão da humanidade.
Professor e desamparado pela sociedade estado no entanto não se forma profissional algum sem a presença ou colaboração do tal profissional.se faz profissionais com total interação do professor como tal importância que mereça. E necessário que se mude o quadro dessas condições do projeto na reforma das condições como tais necessárias formas de trabalho e resgate da -auto- estima desses profissionais.
...