Estratégia interdisciplinar para a leitura no mundo da educação ambiental nas escolas públicas
Por: CRYSLLANY • 1/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.841 Palavras (8 Páginas) • 365 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SANTA INÊS – CESSIN
CURSO: LETRAS LICENCIATURA
CRYSLLANY FEITOSA MESQUITA
MAXIMIZANDO O APRENDIZADO: Estratégia interdisciplinar para a leitura no mundo da educação ambiental nas escolas públicas
Santa Inês
2017
CRYSLLANY FEITOSA MESQUITA
MAXIMIZANDO O APRENDIZADO: Estratégia interdisciplinar para a leitura no mundo da educação ambiental nas escolas públicas
Projeto de Pesquisa apresentado para a obtenção da 3ª nota da Disciplina de Metodologia Científica, do Curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês da Universidade Estadual do Maranhão.
Profº Luiz de Castro
Santa Inês
2017
SUMÁRIO
1 TEMA 03
2 PROBLEMA 03
3 HIPÓTESES 03
4 OBJETIVOS 04
4.1 Objetivo Geral 04
4.2 Objetivos Específicos 04
5 JUSTIFICATIVA 04
6 REFERENCIAL TEÓRICO 05
7 METODOLOGIA 07
7.1 Tipos de pesquisa 07
7.3 Instrumentos de coleta de dados 07
7.4 Procedimentos metodológicos 07
8 CRONOGRAMA 08
REFERÊNCIAS 09
1 TEMA
MAXIMIZANDO O APRENDIZADO: Estratégia interdisciplinar para a leitura no mundo da Educação Ambiental nas escolas públicas.
2 PROBLEMA
Atualmente presenciamos transformações ambientais que muito interfere na humanidade, transformações que surgem como consequência das ações predatória do homem sobre a natureza. Durante o processo evolutivo, percebemos uma relação de desequilíbrio entre os humanos e o ambiente, proporcionando mudanças que já não se pode dizer que é a longo prazo, pois a situação está a cada dia se tornando mais crítica, devido as ações que o homem acredita ser supérfluas e que infelizmente, rapidamente é refletida na humanidade.
Diante desse quadro o homem moderno coloca-se como ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação, dessa forma presencia uma batalha constante contra a depreciação da natureza.
É de suma importância observarmos a falta de respeito e de atitudes em relação às questões relacionadas com a conservação e adequada utilização dos recursos naturais pelo poder antrópico que de maneira catastrófica estar causando impactos ambientais para o planeta através do avanço da tecnologia.
Precisamos é de políticas públicas e vontade política de nossos governantes em proteger a população em face desses desastres. Lembrando que todos os desastres ambientais que ocorrem é fruto das ações do homem, mas a omissão do governo é o fator relevante que torna a situação ainda mais desastrosa.
3 HIPÓTESES
- Utilizar a interdisciplinaridade no ensino das diversas áreas do conhecimento com a finalidade de formar cidadãos críticos e conscientes do seu papel na preservação ambiental.
- Utilizar técnicas de forma a usar as diversidades de tecnologias existentes (forma a chamar a atenção das crianças, jovens, adolescentes, enfim, todas as massas) com a finalidade maior de maximizar um bom aprendizado e conscientizar sobre as diversas transformações da sociedade em relação à natureza.
- 4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Fomentar a prática da leitura sobre meio ambiental através da Interdisciplinaridade no ambiente escolar, para que o processo da mesma possa ser permanente em consonância com os desafios e perspectivas do mundo moderno.
4.2 Objetivos Específicos
- Educar as atitudes do ser humano levando-o a entender que cada ato gera uma consequência;
- Construir o hábito da leitura através de letras de músicas que ressaltem sobre o meio ambiente;
- Ler contos, fábulas que envolvam a natureza com o propósito da conscientização da criança.
- Desenvolver pesquisas em campo para compreender como o meio ambiente reage com ações do homem que muitos consideram supérfluas, mas que reflete de forma direta aos indivíduos.
5 JUSTIFICATIVA
Observando a realidade da Escola Municipal Unidos da Palmeira, no município Pindaré-Mirim, onde os alunos estão inseridos, é impossível não perceber que a mesma é bem humilde, e a falta de consciência sobre preservação ambiental também é bem perceptível.
Portanto, nesse sentido a escola é o principal caminho para fazer com que os alunos tenham sensibilidade na proteção dos animais e dos meios onde estão inseridos, então nada melhor do que promover estratégias Interdisciplinares que despertem nas crianças o gosto e o prazer pela natureza e leitura.
O momento da leitura será regado de práticas que envolvam todas as crianças, com rodas de leituras, músicas e dinâmicas voltadas para participação e interação de todos, onde a leitura e a interpretação dos alunos será o foco principal.
Acreditamos que esta pesquisa ajudará essas crianças tanto no âmbito escolar quanto em sua família, pois a leitura proporcionará seu desenvolvimento intelecto e comportamental, assim contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais critica e participativa.
É Importante que os tais analisem os textos, as músicas, os contos e compreendam os desastres naturais e os efeitos para o homem e sua relação com a natureza.
Lembrando que o tema é de extrema urgência, onde o ambiente escolar é simplesmente o âmbito propício para tal maximização de conscientização.
...