Estudo Dirigido Sobre a “Teogonia” de Hesíodo.
Por: amandabragaco • 12/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.474 Palavras (6 Páginas) • 489 Visualizações
UFF
Universidade Federal Fluminense
Teogonia
Niterói,
2015.
Estudo dirigido sobre a “Teogonia” de Hesíodo.
1) Faça um esquema destacando as partes que, na sua opinião, compõem o texto do poema.
O poema “Teogonia” é composto de três partes que, unidas, contam sobre a genealogia e a hierarquia dos deuses na mitologia grega.
Primeira parte:
Origem do mundo onde Caos, Gaia, Tártaro e Eros são deuses principais e promovem a criação de tudo. [pic 1]
De Caos surgem Érebo e Nix (noite) e, da noite, surge Éter e Hemera (dia). Gaia e Tártaro dão origem a Urano (céu), Montes (montanhas) e Pontos (mar). [pic 2]
Urano une-se a Gaia e dão origem aos Titãs (Oceano, Ceos, Crio, Hiperíon, Jápeto e Cronos), as Titânidas (Teia, Reia, Mnemósina, Febes e Tetis), os Ciclopes e os Hecatonquiros. Termina, assim, a primeira parte.[pic 3][pic 4]
Segunda parte:
Cronus, filho de Urano castra o pai (cujo esperma dá origem à Afrodite), assume o podere dá origem a uma nova geração de deuses: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Posídon, Zeus.[pic 5]
O período de Cronus no poder foi conturbado, já que em que os seres surgiam e desapareciam sem nada permanecer. Cronos engolia os seus filhos.[pic 6][pic 7]
Um de seus filhos, Zeus, foi escondido e conseguiu escapar de ser engolido. Zeus destronou o pai e assumiu o poder.[pic 8]
Terceira parte:[pic 9]
Zeus está no poder e tem relações com deusas e mortais.[pic 10]
Surgem, assim, vários semideuses e heróis, formando uma nova geração.[pic 11]
Os deuses dificultam a vida de seus sucessores com medo de serem destronados, como seus antecessores.
2) Este poema é em muitos aspectos bastante diferente da Ilíada, destaque pontos de semelhança e de desavença com o texto que já lemos.
A Teogonia, de Hesíodo, e a Ilíada, de Homero, têm alguns pontos em comum, como a presença das musas nos dois poemas. Tanto um, quanto outro, começam o poema falando das mesmas.
Na Ilíada, Homero utiliza as musas com o intuito de embelezar sua obra, onde as musas contam mentiras semelhantes ao real e elas nunca estão presentes em uma cena diretamente, dramatizando seu próprio discurso.
Na Teogonia, entretanto, as musas são citadas para mostrar para o leitor que o seu poema é canto das musas, mas,é importante citar, que as musas sabem de tudo, do que é verdade e do que não é e, portanto, dão importância e validade a sua obra.
Outro aspecto semelhante entre a Ilíada e a Teogonia são as histórias que envolvem deuses, heróis, semideuses e criatura míticas.
Enquanto com Homero têm-se uma visão mais imediata de um tempo na história da mitologia e os acontecimentos giram em torno de um herói, suas aventuras e desventuras, com Hesíodo têm-se uma visão geral da história da mitologia e os acontecimentos giram em torno de todos que contribuíram para a formação mitológica, com ênfase em Zeus.
3) Faça um breve resumo da sucessão divina esboçado no poema.
- No início, havia quatro deuses principais, elementos primordiais do universo:
Caos – vazio primitivo, Gaia - mãe terra, fecundadora, Tártaro – o mundo subterrâneo e Eros - a atração amorosa.
- De Caos, surgiram:
Êrebo – sombra, escuridão profunda e Nix – noite.
- Da união de Gaia e Tártaro, vieram:
Urano – o céu, Montes – as montanhas (onde habitam as ninfas) e Pontos–as águas.
- Nix, filha de Caos, gerou:
Hemera – dia, Éter – céu superior, Tânato – morte, Hipno – sono e Morfeu – sonho.
- Urano e sua mãe Gaia, tiveram:
Titãs: Oceano–imenso rio que rodeia a terra, Ceos – inteligência, Crio – frio, Hiperíon – fogo, Jápeto – mortalidade, senhor do oeste e Cronos – tempo.
Titânidas: Tétis, Teia, Febe, Reia, Têmis e Mnemósine – memória
Ciclopes e Hecatonquiros
- Cronos, depois de dar origem a Afrodite, une-se a Reia, sua irmã e gera uma nova geração divina:
Héstia–deusa dos lares, Deméter – deusa da terra cultivada, Hera – deusa da maternidade, Hades – deus guardião dosubmundo, Poseidon(deus dos oceanos) eZeus (deus do olimpo, deus dos deuses)
- Zeus, agora, cria outra geração de deuses, heróis e semideuses:
Héracles – semideus muito forte, Musas – (filhas de Mnemósine) cantam o presente, o passado e o futuro,Apolo – deus da luz física e espiritual, Ártemis – deusa da vida selvagem e da caça, Hermes – mensageiro do Olimpo, Dionísio – deus do vinho, Perséfone – deusa da agricultura, Perceu – herói que decapitou a medusa, Minos – rei da ilha de Creta e Helena de Tróia – a mais belo do mundo.
...