Estudos Literários e Ling. Aplicados à Biblioteconomia
Por: JuRiss • 8/5/2021 • Trabalho acadêmico • 432 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
PORTFÓLIO CICLO 3
ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA
Centro Universitário Claretiano
2021
Título: Extraordinário
August Pullman nasceu com uma deformidade no rosto e passou por vinte e sete cirurgias ao longo de dez anos, que o ajudaram a respirar, comer e ouvir melhor, dentre outros benefícios a sua saúde. Auggie sempre foi educado em casa por sua mãe, mas aos dez anos de idade passa a frequentar uma escola regular, embora temesse a experiência por ser constantemente discriminado por sua aparência.
Sempre rodeado de carinho, Auggie também recebia bons conselhos de sua família. A mãe dizia que se os outros agissem de forma errada ele deveria ser super pior e agir com dignidade, ela sempre trabalhou a auto estima do filho dizendo "se não gosta do lugar onde está, apenas imagine onde quer estar", assim sendo, o menino sonhava que era um astronauta e suportava tudo e todos para poder assistir a sua matéria favorita: Ciências.
Sua irmã também lhe dá uma grande lição dizendo: "se eles olharem, deixe que olhem. Você não pode se misturar quando nasceu para ser notado". No entanto seu primeiro dia de aula não corre bem pois alguns colegas fazem comentários maldosos e piadas sobre as cicatrizes em seu rosto, sua mãe o aconselha explicando que a essência vale muito mais do que aparência, pois é isso que nos determina.
Auggie faz um amigo na escola, mas se magoa como uma atitude tomada por Jack, após isso Summer que também é sua colega de classe se aproxima e ali nasce uma nova amizade. Jack, arrependido tenta retomar os laços com Auggie mas não consegue até defender o amigo do bullying sofrido por parte de Julian, lutando no corredor da escola. Depois do ato de Jack, Auggie resolve perdoá-lo ao perceber que amigos também tem o direito de falhar. Os dois trabalham juntos no projeto de ciências que rende a eles o primeiro lugar.
Com o passar do tempo Auggie aprende a se defender com ajuda de seus amigos, que perceberam que o menino é muito mais que sua aparência, pois é criativo, engraçado e inteligente. No final do ano letivo ele recebe uma medalha de honra por sua “força silenciosa que conquistou muitos corações”. No final da história o menino percebe que todos ali presentes no evento estão travando suas próprias batalhas pessoais. Ele conclui ainda que “para saber quem as pessoas são mesmo, apenas é preciso olhar com atenção”.
Um grande ensinamento que fica é que aquele que é diferente não precisa mudar, a sociedade é que precisa aceitar e compreender adversidade.
Referência:
EXTRAORDINÁRIO; Direção: Stephen Chbosky. Produção: Todd Lieberman. Estados Unidos: Lionsgate Films, 2017. 1 DVD (113 min.).
...