Exercicios
Por: rodriguesju • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.998 Palavras (8 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
1. Durante muitos anos tínhamos uma educação voltada aos valores conteudistas. O ensino era pautado em uma visão dogmática na qual o professor utilizava-se de aulas expositivas. O conhecimento era transmitido pelo professor. Essa educação foi desenvolvida durante muito tempo e chama-se ensino Tradicional. Um grupo de educadores brasileiros propôs uma mudança significativa para o panorama educacional brasileiro. Reivindicaram uma nova educação, uma educação pautada nos princípios de igualdade, pois estávamos em um período político no Brasil em plena ditadura. Essa concepção de educação era chamada de:
a. Escola Nova
b. Escola critica
c. Escola Tradicional
d. Escola progressista
e. Nenhuma das alternativas estão corretas
2. Com a democratização do ensino no Brasil, na qual houve grandes avanços significativos em todos os segmentos sociais e, em especial, na educação, tivemos uma lei predominante que chama-se:
a. LDB 5692/71
b. Estatuto da Criança e do Adolescente
c. Lei orgânica da educação
d. Constituição Federal
e. LDB 9394/96
3. A modalidade que mais passou por mudanças no aspecto educacional foi o Ensino Fundamental, inclusive no que diz respeito à duração e à idade de ingresso. A LDB 9.394/1996 traz significativas mudanças, principalmente no artigo 32, que determina idade e duração. A educação básica passa a ser formada:
a. Por três modalidades: Educação Infantil, ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo eles de obrigatoriedade para todos os alunos.
b. Por três modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; o Ensino Fundamental ganha o caráter de obrigatoriedade para todos os alunos.
c. Por três modalidades: Educação Infantil, ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo educação Infantil e Ensino Fundamental com caráter de obrigatoriedade para todos os alunos.
d. Por duas modalidades: Educação Infantil, ensino Fundamental, sendo eles de obrigatoriedade para todos os alunos.
e. Por duas modalidades: Educação Infantil, ensino Fundamental, sendo o ensino Fundamental com caráter de obrigatoriedade para todos os alunos.
4. O currículo escolar é a ferramenta básica de trabalho. No sentido restrito é um conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Portanto, abrange dois conceitos. De acordo com as alternativas assinale a correta.
a. O ensino religioso de matrícula obrigatória e plano de estudo.
b. O ensino fundamental regular será ministrado somente em língua portuguesa.
c. Planos de estudo e programa de ensino
d. O ensino de artes e programa de ensino
e. Todas as questões estão corretas.
5. A lei de Diretrizes e Bases da Educação de dezembro de 1996, estabelece que o calendário escolar, na educação básica, deverá considerar as peculiaridades locais, inclusive as climáticas e as econômicas. Sendo assim, o que se estabelece quanto a esse calendário como normas?
a. Constar de 180 dias letivos nas áreas rurais, em atendimento às necessidades locais
b. Prever 800 horas de aula, distribuídas por no mínimo de 200 dias letivos por ano, incluindo ai o tempo reservado aos exames finais
c. Ser organizado pelo conselho da escola e encaminhado à Secretaria de Educação, do respectivo sistema de ensino;
d. Prever adequações de horário e dias letivos, conforme a realidade local, reduzindo- os se necessário
e. Adequar-se, sem com isso reduzir o numero de horas letivas previsto na lei.
6. O sistema escolar recebe da sociedade uma série de elementos (inputs) e fornece à sociedade seus produtos (outputs). Os estabelecimentos escolares desempenham na sociedade o papel de reprodução das relações ou das contradições verificadas no contexto social em que se insere o sistema educacional. É a escola que desempenha um caráter estratégico dentro de uma sociedade organizada. A partir dela é possível difundir uma ideologia dominante ou introduzir uma nova cultura a outras gerações. Ela representa uma garantia de acesso ao saber elaborado socialmente, sendo este um instrumento para o progresso, a socialização e o exercício da cidadania. Faz parte do sistema de outputs:
a. conteúdo cultural
b. professores e alunos
c. os recursos financeiros e materiais
d. melhoria do nível cultural
e. todas as questões estão corretas.
7. O ensino oferecido pelo sistema escolar brasileiro começa com uma base comum para todos, diversificando-se gradualmente, até alcançar uma especialização em nível superior. Em linhas gerais, o que pode acontecer ao Ensino Fundamental?
a. De acordo com o artigo 29 da lei 9.394/96, é a primeira etapa da educação básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
b. Ao contrario da lei n. 5.692/71, que instituiu a profissionalização compulsória, e da lei 7044/82, que deixou em aberto a opção pela formação profissional nesse nível de ensino, a lei 9.394/96 atribuiu um caráter de formação geral básica.
c. Embora o artigo 26 da lei preveja uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, esta é praticamente igual para todos.
d. Uma série de modalidades é oferecida neste nível de ensino, que sempre termina com uma especialização profissional.
e. Todas as alternativas estão corretas.
8. A sala de aula da professora Lucia, de um dos anos iniciais do Ensino fundamental, é uma sala na qual o aluno aprende de uma forma significativa. Portanto, esta professora, neste contexto, utiliza-se de:
a. O letramento ganha espaço neste contexto, em um trabalho com leitura e escrita na visão tradicional.
b. Leitura de livros e análises de situações de aprendizagem.
...