Ficha de Leitura Sobre o Livro Iracema
Por: Elvira Mota • 21/4/2020 • Dissertação • 885 Palavras (4 Páginas) • 1.693 Visualizações
Ficha de leitura
Obra: Iracema.
Autor: José de Alencar.
Número de páginas: 87 páginas.
Gênero literário: Para José de Alencar é uma “Lenda do Ceará”, porém para historiadores é um poema em prosa, um romance poemático, um exemplo de prosa poética, um romance histórico-indianista, uma narrativa épico-lírica ou mitopoética.
Tema: O romance entre um casal.
Informação sobre o autor: José de Alencar nasceu em 1° de maio de 1829, em Mecejana, CE, e faleceu dia 12 de dezembro de 1877, no Rio de Janeiro, RJ. Era filho de José Martiniano de Alencar e Ana Josefina de Alencar. Desde a infância José apreciava a leitura, a vida sertaneja e a natureza, sob a influência do sentimento nativista que o pai revolucionário lhe passava. Foi para São Paulo em 1844, onde cursou Direito. Voltou para o Rio de Janeiro, período em que exerceu sua profissão e colaborou no Correio Mercantil, além de escrever para o Jornal do Comércio. Foi eleito Deputado Federal pelo Ceará e Ministro da Justiça, porém não conseguiu ser Senador, sua maior ambição. Por não alcançar seu objetivo, abandonou a política e dedicou-se somente à literatura. Em 1856, publicou Cartas sobre a Confederação dos Tamoios, nesse mesmo ano lançou seu primeiro romance, Cinco Minutos. Publicou, em forma de folhetins, O Guarani, no ano de 1857 essa obra lhe rendeu popularidade. Escreveu romances indianistas, urbanos, regionais, históricos, obras teatrais, poesias, crônicas, romances-poemas de natureza lendária e escritos políticos.
Suas principais obras:
- Cinco minutos (1857);
- A viuvinha (1860);
- Lucíola (1862);
- Diva (1864);
- A pata da gazela (1870);
- Sonhos d’ouro (1872);
- Senhora (1875);
- Encarnação (1893, póstumo);
- Iracema (1865);
- As minas de prata (1865);
- Alfarrábios (1873);
- Ubirajara (1874);
- Guerra dos mascates (1873).
Personagens:
Martim: O homem que representa a cultura colonizadora.
Iracema: A que no livro é retratada como a “índia dos lábios de mel”.
Araquém: Pai de Iracema e Caubi. O pajé da tribo Tabajara.
Caubi: Irmão de Iracema.
Poti: Amigo fiel de Matim. Está sempre junto com ele nas lutas.
Moacir: O filho de Iracema e Matim. (Símbolo da miscigenação)
Irapuã: Chefe dos guerreiros Tabajaras.
Jacaúna: Chefe dos guerreiros Potiguaras. (Irmão de Poti)
Batuirité: Avô de Poti.
Japi: Cão de Martim.
Tempo: Cronológico.
Ambiente da História: É visto no Romance Iracema a valorização da cor local. O autor usa de adjetivos para caracterizar as paisagens do Ceará. Ele apresenta a cor local brasileira quando se refere às praias, rios e florestas e ainda podemos ressaltar as referências de lugares como Porangaba e Mecejana.
Resumo: É
...