TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ficha de Leitura do livro As meninas

Por:   •  25/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

FICHA DE LEITURA LITERÁRIA

Nome: Ana Maria Leite Cavalcante

Livro: Telles, Lygia Fagundes; As menina. Companhia das Letras.1973-2009. 

País, ano e título da publicação original: Brasil, 1973, Livraria José Olympio (1ª. edição).

Número de páginas: PDF.

Gênero: Romance        

Narrador/a: Primeira pessoa. Desloca-se constantemente para o fluxo de consciência das três amigas Ana Clara, Lorena e Lia.

Personagens: Lia, Lorena e Ana Clara.

Tempo da diegese: O tempo é voluntariamente vago e difícil de precisar. O que prevalece é o tempo psicológico, pois tudo acontece através do entrecruzar da memória, da evocação do passado, da mistura com algumas ações no presente. Alguns fatos permitem a localização da obra no final dos anos 60 ao início dos anos 70, pois evocam as agitações sociais, as greves universitárias, a prisão e a tortura de militantes políticos sob o enrijecimento da ditadura militar.

Espaço da diegese: Pensionato N. Senhora de Fátima, na região central de São Paulo.

Como descobri/ justificativa da escolha: Procurei alguns livros na web disponíveis em pdf e encontrei alguns, este estava no meio deles. Fui buscando sinopses para ver qual acharia mais interessante e vi que este fala muito também sobre amor, amizade, família, sonhos e medos. Ao mesmo tempo tocou em assuntos espinhosos para a época: sexo, drogas, homossexualismo. Tortura.

Curiosidades: Sobre a autora vi que ela teve a indicação em 2016 para o prêmio Nobel da Literatura, aos 92 anos Lygia Fagundes Telles é a primeira mulher brasileira a ser indicada para este famoso prêmio internacional. Sobre a obra a vida das protagonistas que são totalmente diferentes, entretanto parece que há uma certa força, repleta de amor e vontade de viver intensamente, que une as amigas, as quais moram em um pensionato de freiras.

Impressões, pensamentos, sentimentos e pontos de vista: Esse livro é tão complexo que nem sei direito por onde começar a falar sobre ele, uma vez que finda a leitura sinto ainda que não absorvi por completo tudo que ele quis transmitir. É uma leitura difícil, pela construção da história e pela profundidade também. As meninas divagam sobre os mais diversos assuntos sem dar uma respirada entre um e outro. Falam de coisas que parecem desconexas e nem tudo tem um sentido claro. É poético, tudo pode ser poético, depende do ponto de vista e da disposição em aceitar certas literaturas como poéticas. Mas também é complicado.

Citações: “Traidor da pátria, traidor! Nada me foi dado para comer ou beber durante esse tempo. Carregaram-me em seguida para a chamada capela: a câmara de torturas. Iniciou-se ali um cerimonial frequentemente repetido e que durava de três a seis horas cada sessão. Primeiro me perguntaram se eu pertencia a algum grupo político. Neguei. Enrolaram então alguns fios em redor dos meus dedos, iniciando-se a tortura elétrica: deram- -me choques inicialmente fracos que foram se tornando cada vez mais fortes.”(Pag. 57 do PDF)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com