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Fichamento Machado de Assis

Por:   •  19/9/2019  •  Resenha  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

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Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul[pic 1][pic 2]

Campus Pantanal – CPAN[pic 3]

Acadêmica: Fabiane Aparecida da Silva Duarte

Curso: Letras – Licenciatura – Habilitação em Português e Inglês.

Fichamento.

Machado de Assis

Alfredo Bosi.

  1. O autor apresenta onde e quando Machado nasceu, além de explicar a filiação e que o mesmo é descendente de escravos alforriados.

A - Machado de Assis e seus pais eram agregados de uma rica viúva e exerciam trabalhos manuais.

B - Sabiam ler e escrever, algo incomum para a sua classe social na época.

  1. Machado de Assis estava inserido no âmbito de uma família patriarcal tradicional. No topo a senhora da chácara e seus parentes, na base os escravos e no meio os agregados.

A - Era comum que os senhores apadrinhassem os filhos de agregados, Machado era afilhado de Dona Maria José.

B - No futuro a assimetria social, bem como a deferência ao protetor, viriam a contribuir para a escrita de Machado.

  1. Após cinco anos da morte da mãe de Machado de Assis, seu pai Francisco, casou-se novamente com dona Maria Inês.

A - Maria Inês era mulata e trabalhava no Colégio Meneses, onde Joaquim Maria aprendeu um pouco de latim e Francês.

B - Joaquim Maria, mudou-se para a cidade por volta de 1855.

  1. Trabalho como caixeiro e tipografo, até que conheceu Manuel Antonio, que seria seu padrinho na Imprensa Nacional.

A - Foi apoiada por Paula Brito, mulato e autodidata, que estimulava jovens talentos a publicarem na sua Marmota Fluminense.

  1. Machado de Assis, passou do âmbito familiar ao convívio com jornalistas, poetas e letrados.

A - Nessa época Machado tomou conhecimento de grandes escritores da literatura européia, durante seus estudos solitários na biblioteca do Gabinete Português de Leitura.

B - De modo que nenhum outro escritor, talvez tenha tanto conhecimento literário, quanto ele.

  1. Todo esse conhecimento o tornou mestre de sua geração, Machado de Assis escrevia de tudo, desde crônicas até críticas, passando pela poesia e até mesmo teatro.

A - Em 1897, quando fundada a Academia Brasileira de Letras, foi eleito presidente vitalício da instituição.

B - Nos anos 70, Alencar o considerou nosso maior crítico.

  1. No inicio dos anos 60, escreveu crônicas para o Diário do Rio de Janeiro a convite de seu amigo Quintino Bocaiúva.

A - Sua primeira formação ideológica, liberal-democrática, é bem visível em seus textos, que contrastam com o liberalismo oligárquico e escravista do início do Segundo Império.

B - Machado se utiliza constantemente das sátiras das praticas eleitorais.

  1. Em uma de suas crônicas se mostra favorável aos liberais e elogia o novo Jornal do Povo.

A - Graças a esse fato e ao rumo que suas críticas começam a tomar, é afastado da coluna política do Jornal Diário do Rio de Janeiro.

  1. Os princípios liberal-democrático, tornaram-se ideais de Machado, até sua maturidade.
  2. Machado tem um destaque um pouco menor na poesia. Combinava o sentimentalismo com o apuro gramatical, parecido com dos parnasianos.

A - Publica Crisálidas em 64, Falenas em 70 e Americanas em 75, neste último encontra-se o poema “Sabina”, muito apreciado pela crítica.

B - O poema é único no conjunto das obras de Americanas.

  1. A melhor poesia machadiana foi a da sua “segunda maneira”.

A – Esses poemas foram reunidos em na coletânea Ocidentais, do final dos anos 70.

B – A “segunda maneira” de Machado é selada pelo escrita da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas.

  1. No teatro defendeu um estilo realista, preferencialmente formando uma dramaturgia nacional que se opunha às traduções francesas.

A – Preferia o cômico, mas o dramático também estava presente em sua obra, seguindo o modelo culto europeu.

B – Ainda bem jovem escreveu suas primeiras peças, que transportavam situações da burguesia fluminense.

  1. Na obra teatral de Machado, predominavam a vivacidade e a espirituosidade, nelas refletiam de forma paródica as manobras políticas da época.

A – Em suas crônicas Machado também satirizava tais manobras com muito humor.

  1. Aos poucos Machado começa a optar pela narrativa, mas o legado que deixou revela muito discernimento quanto à insistência nas virtudes e correção da linguagem.

A – Boa parte desse legado vem da produção dos anos de juventude de Machado.

  1. Quando se estuda a narrativa de Machado, deve-se levar em conta a coexistência do local com o universal.
  2. A divisão das obras machadianas em duas fases não vem apenas dos críticos, o próprio Machado reconhece a mudança em sua forma de escrever.

A – Prova disso são as notas que faz para as novas edições das obras A Mão e a Luva e Helena.

  1.  A idéia de tempo aparece nessas duas notas, o que evidencia ainda mais a mudança na forma de escrever do autor.

A - Machado alega ter perdido todas as ilusões sobre os homens e graças a isso percebe-se uma grande mudança entre o Machado de Helena e o de Memórias Póstumas.

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