Jogo De Memoria
Artigos Científicos: Jogo De Memoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eudison • 25/8/2014 • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 852 Visualizações
O JOGO DA MEMÓRIA
PÓS PSICOPEDAGOGIA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o jogo da memória com crianças de 0 a 6 anos com dificuldade de aprendizagem situada em uma ONG.
Este jogo faz com que os indivíduos relacionem imagem com as palavras escritas, também amplia a percepção, desenvolve a criatividade e o raciocínio logico, facilitando o desenvolvimento da criança em reconhecer as letras do alfabeto, imagem de frutas animais etc.
Jogo da Memoria
O jogo da memória é um clássico jogo formado por peças que apresentam uma figura em um dos lados. Cada figura se repete em duas peças diferentes. Para começar o jogo, as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte.
Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos eles tiverem sido recolhidos.
Este trabalho
foi aplicado na ONG Soabem (Associação Amigos do Bem Estar do Menor) localizada no seguinte endereço R. Guarantan, 225 - Vila Engenho Novo, Barueri.
Os alunos no qual participou da atividade fazem reforço de Língua Portuguesa, Matemática, este jogo foi aplicado com um grupo de crianças de seis anos (primeira série do ensino fundamental), sendo que, estás criança possui déficit de aprendizagem, portanto a orientadora achou viável usar imagem para que eles pudessem relacionar a imagem com as palavras.
Em uma pré-visita eu conversei com a coordenadora da ONG Angélica, e expus o meu trabalho, que era a musica, boneca de lata: que tem como assunto de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e expressão corporal esse era o meu objetivo, porém, ela me convidou para conhecer o ambiente e apresentar os seus alunos, foi me conduzindo por várias salas, relacionando as atividades e para que serviam.
Percebi que a minha proposta não era viável naquele momento, então desenvolvi uma aula, com desenhos geométricos, para ser realizada como reforço de matemática, quando retornei para aplicar a atividade, não tinha alunos o suficiente para que pudessem participar, entretanto, reagendei uma nova visita para aplicar a atividade. Ocorre que a coordenadora me ligou, e havia esquecido de que aquelas crianças tinham reforço duas vezes por semana, mas poderia escolher outro grupo, então concordei, fui até a ONG no horário combinado e observando as crianças decidimos
fazer o jogo da memoria, pois o reforço daquele dia era de Língua Portuguesa e Matemática.
Foi a partir dai que escolhi a fazer o jogo da memória, onde fiquei com um grupo de seis alunos.
Antes de aplicar o jogo fiz uma breve apresentação, sobre meu nome, por que estava ali, e o que íamos realizar juntos, expliquei as regras do jogo, de como funcionava, organizei-os em uma mesa grande e de inicio jogamos juntos, para que eles percebessem as imagens, deixei que eles explorassem por um momento as figuras e os colegas. Descontraídos passamos para atividade em si, sendo que neste momento passaram a ter dificuldades com as regras, pois, todos gostariam de ser o primeiro, interrompi, e perguntei por que desejava ser sempre o primeiro, apenas o Pedro o único garoto do grupo, disse-me que ele já conhecia esta brincadeira, portanto teria que ser o primeiro, sugeri que todos votassem, mas, os alunos não sabem ler, então pedi que indicassem quem deveria ser o primeiro, e cada um votou em si mesmo, perguntei se eu poderia escolher, e todos afirmaram que sim, mas com uma condição que seguissem até o final do jogo aquela ordem.
Novamente ditei as regras, sendo que cada um deveria virar duas cartas sendo que estas cartas tem que conter figuras iguais, permitindo que a criança permaneça jogando, como exemplo: demonstrei de que maneira isso ocorreria.
Escolho a ordem por idade, expliquei a todos que quem iria começar seria o mais novo, e então assim seguiu o
jogo.
Ao decorrer do jogo ocorreu que a aluna Ketllyn só virava as mesmas cartas, gerando uma nova discursão, decidi pela ordem do mais velho, a Renata foi a que melhor compreendeu o jogo, relacionou bem a carta
...