LIBRAS - IMPORTANCIA DO INTERPRETE
Por: rafitchazinha • 20/4/2016 • Resenha • 297 Palavras (2 Páginas) • 915 Visualizações
O termo cultura já “serviu para distinguir o cultural do biológico ou genético e superar formas primárias do etnocentrismo” (CANCLINI, 2005, p. 38). Essa concepção nos permite entender que a cultura surda só pode ser compreendida como tal em sua própria lógica, já que as culturas são demarcações abstratas, isso significa dizer que a cultura, a identidade surda, a experiência visual na constituição da subjetividade dos sujeitos surdos são construídas por um processo de endoculturação e afirmações a uma comunidade.
Com base na concepção acima, faça sua consideração sobre cultura surda e seus elementos, núcleos de famílias de surdos.
Prezada professora,
Bom dia.
Fato é que a cultura surda vem rompendo paradigmas pré existentes e arcaicos, amplamente preconceituosos. Ainda não estamos no caminho certo,mas, galga-se todos os dias degraus para que isso ocorra.
Dissertar sobre a cultura dos deficientes auditivos é enaltecer que nem todo surdo é mudo e que a LIBRAS é uma língua como qualquer outra dotada dos mesmos componentes que a língua portuguesa como : vocábulário, regras gramaticais, idioma, etc.
Essa línguagem foi construída através do tempo para que esses membros de uma mesma comunidade pudessem se socializar entre si e atualmente encontra-se em quase todas as cidades do mundo grupos de apoio e integração desses indivíduos.
O principal elemento utilizado é a linguagem dos olhos, sinais expressos pelo corpo auxiliam e complementam a comunicação entre todos, inclusive, membros de família, intérpretes, professores e amigos, proporcionando aos deficientes uma maior inclusão no meio em que vive.
Falando na no grupo familiar,a atuaçao da mesma nessa socialização é fundamental, pois, é a primeira instituição que prepara o indivídio para a sociedade e deve ser parceira dos profissionais nesse processo inclusivo.
Portanto não há abismos de diferenciação entre todos os indivíduos da cultura Brasileira.
Todos são capazes de conviver harmonicamente entre si.
...