Letras Inglês - Panorama Histórico-social Da Literatura Em Língua Inglesa
Por: Éder Pinheiro • 26/5/2018 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 384 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC VIRTUAL – UAB
LICENCIATURA EM LETRAS – INGLÊS
Letras Inglês - Panorama Histórico-social Da Literatura Em Língua Inglesa
Prof. Tutor: Edilson Vital
Por José Éder Viana Pinheiro
Atividade de Portfólio – Aula 01
Milhã – CE
08/05/2018
Macbeth foi inspirada em eventos históricos ocorridos na Escócia por volta de 1040 onde Shakespeare enfoca a ambição humana, a cobiça desmedida e os fantasmas que assombram os atos criminosos. A obra não foi só pensada para atingir um efeito dramático cênico, mas foi mais uma jogada ideológica do autor. Enquanto todos os outros artistas e escritores criticavam a monarquia da época, Shakespeare utilizou-se da obra para agradar o Rei James I é, assim, aproximar-se da nobreza. Essa hipótese pode ser constada a partir do fato que o Rei adquiriu fobia à feitiçaria desde que incutiram em sua mente que o problema que ele havia enfrentado no mar em suas núpcias deveu-se a questões de feitiçaria.
Shakespeare revela em sua obra o perfil histórico da Inglaterra, bem como da Grã-Bretanha como um todo, fazendo alusões às intrigas e aos jogos gananciosos que levam as pessoas à sede de poder, como na época, almejarem o trono, muitos depondo e sendo deposto. Uma obra baseada nas crônicas dos reis Duff e Ducan, publicadas nas Holinshed's Chronicles é nos textos do filósofo Hector Boece.
MacBeth poderia ser vista como uma sutil propaganda política subliminar. A obra passa a mensagem de qualquer pessoa próxima ao rei que pudesse desenvolver qualquer aspiração conspiratória contra um governo legítimo era, na verdade, tomados por forças malignas, para tanto, já deviam estar possuídos ou influenciados, pois bruxas poderiam, muito bem, conjurar algum feitiço. A história dessa peça mostra, de uma certa forma, como duas coisas tão distintas como política e teatro são, por vezes, faces da mesma moeda.
...