Las ruinas circulares
Por: esv44 • 21/10/2015 • Trabalho acadêmico • 294 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
Las Ruinas Circulares
O conto Las Ruínas Circulares é uma narrativa do escritor argentino Jorge Luis Borges, apresenta como tema central o sonho de um homem, deixando a existência do mundo como realidade autônoma e independente em segundo plano. Caracterizando assim o gênero fantástico.
O personagem é um mago que tenta criar um homem com um sonho, o propósito que o guiava não era impossível, embora sobrenatural. Sonhava com um homem com integridade e o colocava de acordo realidade.
A tarefa nada fácil de criar um ser com o material inconsistente de sonhos e incorporar então o mundo da realidade como uma entre as muitas realidades que habitam seus sonhos.
Vejo como ponto crucial da história a complexidade de formar um homem através de sonhos, e essa dificuldade é notada e enfatizada através da várias etapas, obstáculos e frustrações enfrentados pelo sonhador.
Fica bem claro que no início, os sonhos eram desordenados e confusos; depois já na escola o sonhador escuta as aulas esperando encontrar entre os estudantes alguém capaz de atender suas expectativas.
Notei também uma espécie de frustração do sonhador da história com a sua busca de alguém ideal para reviver seus sonhos.
A formação deste ser está atrelada a dependência do sonho de outro, o que não permite a esse novo ser, o exercício de sua autonomia existencial.
O autor tem a ideia do eterno retorno como um renascimento eterno. Um ciclo interminável de destruição e criação.
...