Lingua inglesa
Por: chris100 • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
A INSERÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NUMA PROPOSTA CURRICULAR
A análise do trabalho docente deve permear uma busca necessária em prol de novos caminhos para a prática cotidiana, permitindo uma reconfiguração constante e essencial dos saberes e experiências profissionais.
Há muito tempo as pesquisas em educação abordam a temática relacionada à formação docente, e isso é uma tônica necessária e fundamental para se compreender em que caminhos a escola se encontra. Pois é praticamente impossível a escola atender a uma necessidade social democrática, sem antes, compreender os paradigmas ou mesmo controvérsias do trabalho docente.
Na elaboração curricular é de grande importância a identificação dos conhecimentos desenvolvidos pelo professor no âmbito da realidade escolar, traçando assim articulações necessárias para que os conhecimentos teóricos e práticos estejam em consonância, permitindo assim um ensino eficiente.
Observa-se que em princípio, as pesquisas envolvendo a atuação profissional se limitavam tão somente a enumerar as atribuições do professor e sua atuação técnica. A partir dos novos estudos, os saberes docentes já construídos passaram a ser levados em consideração e isso é algo de grande relevância, pois a própria construção da identidade escolar deve estar vinculada ao reconhecimento das várias vivências e particularidades do profissional. Além do mais, o professor não pode ser considerado como alguém com um conhecimento pronto, pois o mesmo vive cotidianamente com as urgências sociais diárias, e vai se enquadrando ao seu novo status, conforme as situações vão acontecendo.
Enfim, a partir deste raciocínio é correto afirmar que a elaboração ou mesmo apropriação curricular estará pautada por um contínuo processo reflexivo e de observação. Além do mais, ao se organizar um currículo cabe vivenciar a realidade prática e a construção de significados necessários e relevantes tanto do professor como da escola em todos os seus aspectos.
Por fim, cabe salientar que no processo de formação docente, as experiências profissionais dos professores devem ser ouvidas, documentadas, e, a partir desse leque de informações, produzirem conteúdos significativos e uma formação verdadeiramente produtiva.
...