Linguistica
Por: Gabriela Chiella • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Nome: Gabrila Filippi Chiella
Polo: Serafina corrêa
ATIVIDADE 03 (Valor: 2,0 – Data de entrega: 15/10)
Nas afirmativas abaixo, marque V para a verdadeira e F para a falsa, justificando as falsas:
a. ( F ) Para Chomsky, uma criança que diz “eu ainda não comei” em vez de “eu ainda não comi” está imitando um “erro” de um adulto.
Para Chomsky, os mecanismos de combinação e generalização “são demasiados pobres para dar conta do fato de uma criança aprender um sistema imensamente complexo de regras com base numa amostra de fala pequena e muitas vezes deficiente”. Para Chomsky esse fenômeno por meio da noção de criatividade, que, para o autor, consiste em “uma qualidade peculiarmente humana, que enfatiza os homens das máquinas. Que é regido por regras.
b. ( F ) O Gerativismo critica a hipótese behaviorista para a aquisição da linguagem com base na hipótese da pobreza do estímulo.
Na verdade, como todo ser humano saudável nasce com esse módulo dotado de uma função específica, a pobreza e assistematicidade do estímulo não acarretam problemas. Conclui-se, então, que as crianças adquirem a linguagem muito rapidamente e com grande eficiência devido à existência desse módulo.
c. ( F ) A ideia de inatismo é usada pelo Gerativismo para explicar a relação entre estrutura profunda e estrutura de superfície.
O inatismo defende claramente que a criança já nasce com uma gramática internalizada e a partir do convívio com a fala dos adultos ela vai adaptar a sua. Podemos afirmar que criança “aprende uma língua”, e não que essa linguagem desenvolve-se.
d.( V ) Para a Teoria Gerativa, a faculdade da linguagem própria dos seres humanos é possível porque possuímos um módulo cerebral especializado, responsável pela percepção e produção da linguagem.
e.( V ) Diferentemente de Saussure, Chomsky defende a dinamicidade da linguagem, já que reconhece a existência de criatividade, ainda que regida por regras.
f.( V ) O conhecimento implícito das regras é o que nos permite compreender os enunciados produzidos, bem como a realização de testes de (a)gramaticalidade.
g.( V ) Para a Teoria Gerativa, o falante ideal é aquele que produz estruturas de superfície perfeitas.
h. ( F ) Os seguidores do Gerativismo defendem que as regras que estão no módulo da linguagem são de natureza matemática.
Se constitui em um conjunto de regras que permite a formação de todo e qualquer enunciado das línguas do mundo, é composto por regras abstratas como as da matemática, e permite a formação de infinitos e tão diferentes enunciados.
i. ( V ) Dizer que uma estrutura é um universal linguístico significa afirmar que essa estrutura é igual em todas as línguas do mundo.
j. ( V ) Uma estrutura de superfície como <O meu cachorro foi atropelado pelo vizinho> é resultado de uma transformação de encaixamento em relação à estrutura profunda <O vizinho atropelou o meu cachorro>.
Bom trabalho!
...