Metodo De Pesquisa
Casos: Metodo De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fillidanyson • 14/11/2013 • 6.433 Palavras (26 Páginas) • 559 Visualizações
Tipos de Pesquisa
A pesquisa compreende qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de incrementar o acervo do conhecimento científico e o uso deste acervo de conhecimentos para conceber novas aplicações.
Para realizar uma pesquisa de cunho científico é de fundamental importância que o pesquisador tenha uma clara distinção dos diversos tipos de conhecimento e uma sólida fundamentação epistemológica.
Classificação dos tipos de pesquisa
6.1 Quanto à Natureza
6.1.1 Pesquisa Básica
Tem como objetivo principal a busca do saber.
6.1.2 Pesquisa Teórica
• Trata-se da pesquisa que é "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos”.
• Esse tipo de pesquisa é orientado no sentido de reconstruir teorias, quadros de referência, condições explicativas da realidade, polêmicas e discussões pertinentes.
• A pesquisa teórica não implica imediata intervenção na realidade, mas nem por isso deixa de ser importante, pois seu papel é decisivo na criação de condições para a intervenção.
• "O conhecimento teórico adequado acarreta rigor conceitual, análise acurada, desempenho lógico, argumentação diversificada, capacidade explicativa”.
6.1.3 Pesquisa Empírica
É a pesquisa dedicada ao tratamento da "face empírica e factual da realidade; produz e analisa dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e factual”.
• A valorização desse tipo de pesquisa é pela possibilidade que oferece maior concretude às argumentações, por mais tênue que possa ser a base factual.
• O significado dos dados empíricos depende do referencial teórico, mas estes dados agregam impacto pertinente, sobretudo no sentido de facilitarem a aproximação prática”.
6.1.4 Pesquisa Aplicada
Busca de solução para problemas concretos e imediatos.
• Muitas vezes pesquisas básicas revelam grande importância em nossa vida. É o caso da eletricidade. Quando os primeiros cientistas começaram a pesquisá-la, o único objetivo era a curiosidade.
• Ligada à práxis, ou seja, à prática histórica em termos de conhecimento científico para fins explícitos de intervenção;não esconde a ideologia, mas sem perder o rigor metodológico
6.2 Quanto aos Objetivos/Fins
6.2.1 A Pesquisa Exploratória
Na primeira aproximação com o tema, pode buscar descobrir teorias e práticas que modificarão as existentes; recuperar as informações disponíveis para criar maior familiaridade com os fenômenos, descobrir os pesquisadores ou buscar informações para a obtenção de inovações tecnológicas. É feita por meio de:
Levantamentos bibliográficos
Entrevistas com profissionais da área
Visitas à instituições, empresas, etc.
Web sites, etc.
6.2.2 A Pesquisa Descritiva
Observa, registra e analisa os fenômenos, sem manipulá-los e é muito utilizada em pesquisas sociais. Procura descobrir a freqüência com que o fenômeno ocorre, sua natureza, suas características, sua relação com outros fenômenos.
Em geral, é executada após a pesquisa Exploratória e implica na realização de observação sistemática e não participante com o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática).
6.2.3 A Pesquisa Explicativa
Visa ampliar generalizações, definir leis, estruturar e definir modelos, relacionar hipóteses existentes e gerar novas vias por meio de dedução. Exigem maior investimento na síntese, teorização e reflexão sobre o objeto. Busca explicar os porquês e exige aplicação de métodos de modelagem e simulação para reproduzir fenômenos e aprofundar o conhecimento da realidade.
NÍVEIS CONHECIMENTO OBJETIVOS MODALIDADES
EXPLORATÓRIA COMO Conhecer mais e melhor um problema
Elaborar hipóteses
Aprimorar idéias
Descobrir intuições Levantamentos bibliográficos
Entrevistas
Estudos de caso
DESCRITIVA O QUÊ Descrever características de população ou fenômeno
Estabelecer relações entre variáveis Estudos etnográficos
Levantamentos (opiniões, atitudes, crenças...)
EXPLICATIVA POR QUÊ Identificar variáveis que determinam a ocorrência de um fenômeno
Explicar a razão do fenômeno
Investigar relações de causa e efeito Experimental
6.3 Quanto aos Procedimentos/Meios
Uma vez entendida a natureza da pesquisa e determinados seus objetivos deve-se escolher o procedimento para sua execução.
Escolhendo o tipo de pesquisa.
6.3.1 Pesquisa Experimental
Manipula diretamente as variáveis relacionadas ao objeto de estudo. Busca as causas e efeitos, como o evento ocorre. O cientista cria situações de controle para evitar interferências (o placebo, por exemplo).
A Pesquisa Experimental viabiliza novas descobertas: materiais, componentes, métodos, técnicas e é muito utilizada para obter novos conhecimentos e para a construção de protótipos. Este tipo de pesquisa requer manipulação e coleta de dados imparcial.
Experimentar significa:
• elaborar e formular novos elementos,
• testar
...