Metodologia de Ensino Ativa e Processo de Colaboração
Por: caroldiniz94 • 9/6/2020 • Artigo • 1.288 Palavras (6 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
Nome: Keliane Diniz Silva | Curso: Letras |
Matrícula: | Disciplina: Didática |
PCC de didática: Metodologias ativas e processos colaborativos | Professor: |
RESUMO
Este artigo tem por objetivo desenvolver as competências didáticas para elaboração de uma aula, refletir e articular os conceitos a respeito de metodologias ativas de ensino e processos colaborativos. Para isso, foi feito um estudo das principais abordagens teóricas voltadas para os processos de ensino e de aprendizagem, com base nas principais teorias de aprendizagem, como a aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em inquéritos ou aprendizagem baseada em investigação, aprendizagem Baseada em Casos e a aprendizagem baseada em jogos.
INTRODUÇÃO
As transformações econômicas, sociais, culturais, políticas e tecnológicas dos últimos anos, vêm impactando de maneira significativa a vida das pessoas, e suas formas de relacionar, o mundo do trabalho e, como consequência, a escola. Esta última talvez seja a que mais tem sido “influenciada”, dada a solidez histórica de sua estrutura. Esse cenário de transformações pode ser melhor compreendido a partir das contribuições de Bauman (2009), quando contrasta os estágios sólido e liquido da humanidade. Para ele, o estágio sólido corresponde a um período em que a durabilidade era a lógica, e os conhecimentos adquiridos pelo sujeito davam suporte à resolução de problemas pelo resto da vida, haja vista os contextos previsíveis e duráveis em que vivia. Já o estágio líquido é, a condição socio histórica do contemporâneo, e é caracterizado pela fluidez e incerteza, em que a imprevisibilidade é a palavra que reina. E no meio dessa imprevisibilidade situa-se a escola.
A partir disto, podemos refletir que as atuais exigências implicam em novas aprendizagens e o desenvolvimento de novas competências, para que com contínuas e rápidas mudanças se forme um novo perfil docente.
Vendo isto, é possível entender que os saberes necessários ao ensinar não estão restritos ao conhecimento dos conteúdos das disciplinas. Quem ensina sabe que, para ensinar, dominar o conteúdo é importante, mas também sabe que este é apenas um dos aspectos necessários. Porém é ainda muito comum a influência do método tradicional de ensino, onde o docente transmite os conteúdos, e os estudantes apenas recebem e memoriza, num estado automático de reprodução. Visto isso, existe a necessidade que os docentes busquem por novas metodologias de ensino onde o estudante tenha maior interação com o professor, sendo mais ativo e colaborando para a construção do conhecimento.
Em base nessa perspectiva, se baseia a metodologia ativa e os processos colaborativos.
METODOLOGIAS ATIVAS E PROCESSOS COLABORATIVOS
A aprendizagem colaborativa é uma maneira efetiva de tornar o aprendizado envolvente e significativo com atuação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia permite o desenvolvimento de equipes de trabalho em torno de um problema real, valorização do conhecimento prévio dos alunos, compartilhamento de saberes individuais e coletivos, além da construção do respeito mútuo e da empatia, trabalhando com a liberdade de expressão e visando atingir um consenso, ou seja, no geral fornece meios para uma pedagogia centrada e ao mesmo tempo dinâmica. Promove uma perspectiva de construção do conhecimento, do protagonismo, do autodidatismo, da capacidade de resolução de problemas, do desenvolvimento de projetos, da autonomia e de maior engajamento no processo de ensino e aprendizagem.
Quanto mais ativo é o processo de aprendizagem, mais significativo ele é para o estudante. Além disso, pode-se notar que os alunos adquirem maior autonomia, desenvolvem confiança, passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo, tornam-se aptos a resolver problemas. Para a instituição também é um processo benéfico, pois gera maior satisfação dos alunos com o ambiente da sala de aula, melhora a percepção dos alunos com a instituição, aumenta o reconhecimento no mercado e aumenta a atração, captação e retenção de alunos.
- APRENDISAGEM BASEADA EM PROBLEMAS:
O método da Aprendizagem Baseada em Problemas tem como objetivo tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meiode problemas propostos que o expõe a situações reais e motivadoras e o prepara para o mundo.
- APRENDISAGEM BASEADA EM INQUERITOS OU INVESTIGAÇÃO:
É uma forma de desenvolver o processo de ensino- aprendizagem onde o professor traz um cenário investigativo em que os alunos deverão construir o conhecimento de forma ativa e colaborativa, contemplando as seguintes fases:
- Construção de um cenário investigativo;
- Formulação de perguntas iniciais;
- Descrição de hipótese ou hipóteses, momento onde ocorre o questionamento e a reflexão
- Planejamento de experimento ou experimentos; durante todas as fases.
- Sistematização de resultado ou resultados;
- Descrição das conclusões
- APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS:
Essa prática pedagógica se origina no método de Aprendizagem Baseada em Problemas, onde o estudo de caso oferece aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram seus conhecimentos em situações relativamente complexas do mundo real, apresentadas com o intuito de prepara-los para resoluções na vida real.
...