Musica
Tese: Musica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianesilvia • 24/8/2013 • Tese • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 294 Visualizações
2 anos de idade - Uso de padrões melódicos de canções conhecidas em cantos espontâneos
- Surge a habilidade de cantar partes de canções
- Imitação de partes de canções, embora sem acertar todas as notas
- Movimentos de braços e pernas; sincronização temporária com o pulso (10%)
- Ritmos constantes porém nem sempre corretos
- Nenhuma evidencia da consciência de forma
3-4 anos de idade - Imitação de canções melhora
- Aprendizado de canções na seguinte seqüência: movimento, palavras, ritmo, frase
- Variedade dos movimentos corporais diminui, crianças se tornam mais seletivas com relação aos movimentos
- Período de prática e exploração de movimentos conhecidos
- Coordenação motora melhora sensivelmente
- Padrões rítmicos aparecem, inclusive em 3. repetição é fundamental
- Ritmos corretos / Ostinato
- Senso de tonalidade começa a emergir
- Representações inventadas – rabiscos que seguem o curso do ritmo musical
5-6 anos de idade - Senso de tonalidade mais estável, estável no final da etapa
- Consegue cantar a maioria das canções aprendidas de maneira cuidadosa
- Resposta mais comum ao ritmo: palmas/movimentos curtos são mais fáceis de controlar
- Pulso correto e firme
- Repetições rítmicas e melódicas são comuns nesta fase
- Senso de forma e padrão na improvisação
- Representações inventadas – uso de figuras e símbolos abstratos para mostrar estruturas musicais ou elementos de forma
- Aos 6-7 anos: uso de primeiras representações figurativas, agrupando unidades de duração em notações inventadas; abertura para música de outras culturas
Fonte: ANDRADE, Klésia Garcia e CAVA, Laura Célia S. Cabral. Fundamentos e metodologias do ensino das artes e da música. In: UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Curso de pedagogia: módulo 4. Londrina: Unopar, 2007.
Joly (2003, p.124-125) destaca que a música é fator preponderante no processo de ensino e aprendizagem e que alguns fatores podem ser considerados importantes para o sucesso do professor:
• A aula deve ser iniciada com atividades simples e pequenas. Uma pequena canção, uma dança ou uma atividade rítmica podem auxiliar o professor a organizar a sala de aula e tornar o ambiente alegre e propício para outras atividade musicais (ou não);
• uma atividade que esteja perfeitamente ao alcance da criança pode aumentar a auto-estima e ser um fator importante para a construção da confiança em si mesmo e na escola;
• repetir freqüentemente cada atividade e apresentar um conceito de diferentes maneiras e estilos poderá ampliar as chances de compreensão do aluno;
• repetir muitas vezes as músicas que as crianças já conhecem e gostam de cantar ou dançar, pois isso cria um clima de segurança e relaxamento, já que as crianças estão participando de uma atividade familiar;
• o silêncio deve ser sempre valorizado;
• usar todo o material que foi trazido para a sala de aula, de forma a não criar expectativas e frustrações desnecessárias;
• as instruções para o desenvolvimento das atividades devem ser claras e diretas;
• repetir as regras do jogo pode garantir uma melhor compreensão delas;
• cantar em vez de falar, fazer gestos para se comunicar, usar dramatizações e expressões faciais podem ser recursos criativos na sala de aula. A criança aprende melhor quando há alegria envolvida nisso;
• os comandos sonoros podem ser utilizados como recurso criativo. Por exemplo: sentar sempre que ouvir o sino, fazer silêncio toda vez que o professor cantar uma canção etc;
• usar materiais variados como gravuras, bonecos, instrumentos musicais, máscaras, diferentes tipos de papéis, pedras, panos, massa de modelar, brinquedos, materiais sonoros e coloridos etc. Todo esse material pode ser manipulado e o contato com ele envolve diferentes tipos de sensações;
• o planejamento deve incluir capacidades específicas de cada um dos alunos. Isso poderá encorajar sua independência e criatividade;
• participar das atividades com os alunos é importante para se criar vínculos afetivos. O professor também aprende quando faz junto com o aluno;
• planejar mais atividades do que se imagina necessário pode permitir que o professor seja flexível e que atenda melhor às necessidades
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