Métodos de Pesquisa
Por: h2002br • 26/11/2015 • Artigo • 645 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
INTERATIVA
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:REFL)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
HUDSON PATRICK MIRANDA DA SILVA
1105852
POLO : ALDEOTA – FORTALEZA
ANO : 2015
O curso de licenciatura em letras português e inglês promovido pela UNIP traz muitas inovações para a formação dos novos profissionais que se dedicam ao estudo das matérias relacionadas com a devida área. A universidade não só oferece aquilo que já é consagrado no ensino superior para a formação dos alunos, como também muitas outras iniciativas que fazem com que os graduandos tenham uma melhor formação.
Falando sobre o curso a distância especificamente, nota-se que toda a estrutura foi bem pensada a fim de contribuir de todas as formas possíveis para a melhor formação dos alunos. Começando pela estrutura do AVA, onde você pode assistir às aulas no horário mais conveniente e propício para cada pessoa, você ainda pode pausar a aula, retroceder e assistir quantas vezes forem necessárias para a melhor assimilação do conteúdo ministrado. Estes recursos trazem muitas facilidades que acabam auxiliando o aluno a extrair o máximo daquilo que está sendo ensinado.
As leituras propostas são sempre aquelas que contribuem de forma mais precisa para a formação teórica dos alunos, os textos são cuidadosamente elaborados e na maioria das vezes instigantes, a fim de que os alunos tenham ferramentas para pensar, refletir, analisar, comparar, criticar e aplicar os conceitos transmitidos. A parte mais importante é a formação crítica do profissional, um sujeito mais preparado para as atuais demandas da área.
Os exercícios práticos e teóricos são bem fundamentados e fazem com que os alunos se empenhem para estudar e aprender os conteúdos ministrados. No primeiro momento pode-se pensar que é fácil fazer um curso a distância, mas se o indivíduo não se envolver e se empenhar arduamente, certamente ele não conseguirá conseguir concluir sua formação. Uma coisa é ler, outra é estudar porque o aluno sabe que será cobrado logo adiante e, portanto não pode ser displicente em seus esforços. Os exercícios contribuem muito para que se fique focado durante o processo de aquisição dos conhecimentos transmitidos.
Outro ponto muito positivo são as práticas propostas, uma vez que se aprende melhor fazendo. Uma formação somente teórica não é mais suficiente para a formação do profissional na área de letras, ou seja, tem que existir a prática mesmo. Na matéria de observação e projeto, o aluno passa a ser um observador mais qualificado e capaz de encontrar as respostas para os desafios que certamente encontrará no exercício de seu ofício. Outro ponto interessante são os projetos, uma vez que o profissional não precisa seguir as “receitas” tão consolidadas para ensino da língua, pode-se criar muito e criar bem, pensar em novas formas, ousar, criar interação de verdade entre professores e alunos e enfim fazer coisas nunca antes imaginadas pelas duas partes envolvidas, ou seja, os professores e alunos.
...