TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Domínio da Língua Materna Pode Ser Um Grande Diferencial Em Sua Imagem Profissional

Por:   •  25/8/2015  •  Dissertação  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

O domínio da língua materna pode ser um grande diferencial em sua imagem profissional

(C. M. M. M – Profª Ma. de LP)

A Língua Portuguesa é uma disciplina básica no aprendizado, desde os primeiros anos escolares. Não obstante, a quem ignora a essência do nosso idioma.

Saber ler e escrever, basicamente, a língua portuguesa, não nos garante que a dominamos. Por ser a nossa língua mãe, o domínio da mesma nos trará, possivelmente, fatores positivos em relação a nossa carreira profissional. Portanto, ao estudarmos e pesquisarmos o idioma falado por nós brasileiros, estamos à busca de algo enriquecedor e desconhecido de muitos nativos falantes dessa língua. Essa busca nos trás a segurança de que somos atualizados, cultos e estamos preparados para preencher os quesitos de uma vaga em uma empresa de grande concorrência. As empresas de hoje não buscam profissionais apenas para preencher uma vaga, mas sim, que venham agregar algo mais.

As empresas do séc. XXI buscam mais e mais a modernidade, principalmente quando se trata de tecnologias. Antes, qualquer tipo de escrita, ou seja, textos, relatórios informativos etc. eram feitos, especificamente, pelas secretárias, hoje, qualquer funcionário dentro de uma empresa, seja ela de pequeno, médio e grande porte tem que estar apto a produzir qualquer tipo de texto, principalmente e-mails, cartas comerciais, sejam elas manuscritas ou digitadas. Assim, o domínio da língua, escrita ou falada, pode desenrolar idéias claras e objetivas que nos assegurem possíveis e futuras contratações em empresas.    

O português que se aprende nas escolas precisa ser aprimorado a cada dia. Não basta apenas o que aprendeu ao longo do período escolar. É preciso conscientizar da qualificação e do domínio do mesmo.  Muitos escolhem uma carreira profissional e, dentre esses, muitos continuam se especializando, buscando mais e mais conhecimentos em cursos especializados em que farão leituras e mais leituras de bons livros, se conscientizam que é preciso aprimorar os conhecimentos, outros, se estacionam, param, não vão à busca de qualificações, nunca mais pegam em bons livros para ler e, aí é que vem a defasagem do idioma. Como a vida nos surpreende a todo momento, esse profissional tem a chance de concorrer vagas internas na empresa e é solicitado a ele relatórios, projetos, avaliações eliminatórias, testes ortográficos em forma de ditados etc. Nesse momento vem as dúvidas, as dificuldades. E aí? O que fazer? Fica a reflexão!  

Por outro lado também, não basta ser um profissional altamente qualificado, com muitos cursos se não sabe ressaltar seus conhecimentos no momento da entrevista, entretanto, há profissional sem muita qualificação, mas que está sempre com suas leituras em dia, tem domínio da sua língua materna e sabe ressaltar com insolência, clareza e objetividade seus conhecimentos profissionais no momento de uma entrevista. Fica clara a necessidade que temos do manuseio do nosso idioma, ou seja, saber escrever e falar com clareza.

Dessa forma, não podemos esquecer que o mercado de trabalho hoje é muito concorrido e, quanto maior o diferencial de um profissional, maiores são as chances de crescer dentro do seu âmbito profissional ou de conseguir entrar em empresas altamente concorridas. Como já foi dito no parágrafo anterior, as empresas estão se modernizando cada vez mais. Nada que seja específico de um funcionário apenas. Elas buscam profissionais polivalentes que, além de desenvolver suas próprias funções, somam-se a outras, como: redigir relatórios, dissertar informativos, enviar e-mails claros e objetivos etc. Assim sendo, um profissional que desenrola sozinho várias funções dentro de uma empresa, tende a ser mais produtivo e mais barato para as empresas e, então, não necessitarão de alguém específico que escreva por elas.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com