O ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Cíntia Pereira • 1/11/2022 • Relatório de pesquisa • 3.379 Palavras (14 Páginas) • 197 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DOUGLAS FELIPE BERTHOUD DOS SANTOS
RU: 3746699 - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DOUGLAS FELIPE BERTHOUD DOS SANTOS
RU: 3746699 - SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de estágio de ESTÁGIO SUPERVISIONADO da disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO................................................................................................04
2.ATIVIDADES DESENVOLVIDASDURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL I 05
2.1. OBSERVAÇÃO E INTERESSENA ESCOLA 05
2.2. ENTREVISTACOM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESOLA 07
2.3. PLANO DE AULA....................................................................................08
2.4. REGÊNCIA..............................................................................................09
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................12
PLANO DE AÇÃO.............................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Este relatório foi feito por Douglas Felipe Berthoud dos Santos, estudante do curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, no Centro Universitário Internacional – Uninter, Polo Pindamonhangaba/SP, descreve o estágio obrigatório para cumprimento da disciplina Estágio no Ensino Fundamental, onde as atividades no campo foram realizadas na sala do 2º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Siciliano, localizada na Rua General Júlio Salgado, 530, no bairro Alto Tabaú, em Pindamonhangaba/SP. Se trata de uma instituição particular, voltada para o Ensino Infantil e séries de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e funciona nos períodos manhã e tarde. O estágio foi cumprido no período de 27 de Junho de 2022 a 29 de Junho de 2022, totalizando 12 horas. No decorrer do relatório será exposto informações sobre a estrutura física da instituição, os materiais disponíveis para uso pedagógico, as formas de trabalho pedagógico e distribuição dos alunos. Será exposto as observações feitas na sala do 2º ano do Ensino Fundamental, no período da tarde. As horas feitas dentro do campo de estágio, foi dividida entre observações participativas e atuação pedagógica, no qual foi observado o planejamento e desenvolvimento das aulas pelo professor, as atitudes dos alunos diante das atividades propostas, levando em consideração seu desenvolvimento intelectual e de aprendizagem; e a intervenção (regência), na qual os planos de aula também estão descritos nesse relatório.
Encontra-se também nesse relatório uma síntese da entrevista realizada com a supervisora de campo, e também gestora da Unidade Escolar concedente, a Sra. Vera Monteiro Homem de Mello, formada em Pedagogia.
Essa experiência na sala de aula com uma instituição particular foi um acréscimo para se ter uma melhor formação profissional, unindo-se a toda formação teórica encontrada nas aulas que a instituição de ensino oferece.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO
2.1.1 Dados de Identificação
Nome da Escola: Colégio Siciliano
Endereço: Rua General Júlio Salgado, 530, Alto Tabaú - Pindamonhangaba/SP
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Particular (x)
Horário de funcionamento: Manhã (x) Tarde (x) Noite ( )
Séries ofertadas: Ensino Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Número de alunos: 129 alunos
2.1.2 Estrutura Física e Material da Escola
A observação e intervenção para a realização do Estágio no Ensino Fundamental 2º ano, foi realizada no Colégio Siciliano, localizada em Pindamonhangaba. É uma instituição particular, com 129 alunos matriculados no Ensino Infantil e nas séries 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e funciona nos períodos manhã e tarde, utilizando 5 salas. Durante a observação e intervenção, feito no período da tarde, foi observado um ambiente escolar limpo e organizado. As crianças têm fácil acesso à produtos de higiene, que são encontrados logo na entrada da sala, e devem ser utilizados toda vez que entram e saem da sala, são eles: o álcool gel, sabonete líquido e papel toalha. Os ambientes são claros e espaçosos, a lousa é branca e utiliza-se caneta própria para usá-la, em algumas salas está adaptado junto à lousa branca a lousa digital, que foi utilizado em algumas aulas pelos professores. Há acessibilidade para alunos com deficiência física e ainda um professor cuidador para acompanhar alunos com Deficiência Intelectual. A relação entre os alunos e seus professores é de confiança, respeito e carinho, o que influencia na hora de ensinar e dar o apoio de aprendizagem necessário.
Os planos de aula que são expostos nesse relatório aconteceram somente dentro da sala de aula. Os alunos tinham intervalo de 25 minutos, onde poderiam comer e lanchar algo que trouxeram de casa, brincar no pátio interno ou externo, jogar bola no espaço gramado. A escola também tem espaços para uso pedagógico, como a sala de leitura, com livros literários e didáticos e sala de vídeo adaptada na sala dos professores. Tem ainda a sala de reforço escolar, sala da gestora, sanitários feminino, masculino e dos professores. Na sala do 2º ano os alunos sentam individualmente. Durante as aulas foram utilizados livros didáticos, a lousa branca, a lousa digital, vídeos, mapas e gráficos e o caderno de matéria e de desenho. O bloco trabalho foi tratamento da informação. A aula partiu do conhecimento dos alunos, mas também foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções, e em outras ocasiões foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Quanto ao professor, ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos, atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los e também atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. O professor é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas, tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola e ainda, tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência. Os alunos, demonstraram interesse, cooperaram entre si e respeitaram o professor, apresentaram dificuldade para realizar as atividades. Os alunos com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais, porém com um cuidador que o auxilia na realização das atividades propostas, onde muitas vezes são diferentes da dos demais alunos, mas com o mesmo foco de aprendizagem. A avaliação foi realizada pelo professor, havendo uma observação da sua parte.
...