O Estagio Remoto
Por: Erika Araújo • 15/6/2021 • Trabalho acadêmico • 5.276 Palavras (22 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 8
3 ATUAÇÃO DOS PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA.........................................................................9
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 10
5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 14
6 PLANOS DE AULA 16
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
8 REFERÊNCIAS 19
INTRODUÇÃO
O presente relatório (plano de trabalho (COVID) é realizado durante o Estágio Curricular obrigatório do curso de 2ª Licenciatura em Letras – Português da Universidade Anhanguera UNIDERP, realizado no Ensino Fundamental dos anos finais. No decorrer do relatório, busquei apresentar aspectos que possibilitam uma reflexão sobre a importância do Estágio para os alunos do curso de 2ª Licenciatura em Letras – Português, considerando que este é um espaço rico de possibilidades de articulações entre teoria e prática, ou seja, a práxis. O trabalho está dividido em capítulos organizados por temáticas diversas, que é considerado de suma importância para a compreensão das atividades realizadas durante o Estágio. No primeiro momento é destacado a importância do Estágio para a formação do profissional da área da Educação. Em seguida, a contextualização e a caracterização do Estágio Curricular no Ensino Fundamental, trazendo alguns dados sobre a importância do PPP-Projeto Político-Pedagógico- quanto das avaliações educacionais realizadas atualmente no Brasil. O principal objetivo é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula.
Desta forma o objetivo desse trabalho é proporcionar estímulos a criação de estratégias que relacionem os diferentes componentes curriculares de maneira que o estudante ressignifique a informação procedente desses diferentes saberes disciplinares e transversais, integrando-os a um contexto social amplo, identificando-os como conhecimentos próprios. Para tanto, sugere-se formas de organização dos componentes curriculares que, respeitando a competência pedagógica das equipes escolares, estimulem estratégias dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão de suas práticas pedagógicas (BRASIL, 2017, p.12)
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
No decorrer das leituras obrigatórias foram destacados os seguintes textos:
Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma
construção coletiva; Base Nacional Comum Curricular (Educação é Base).
É de grande importância a leitura e a reflexão destes textos durante a realização do Estágio obrigatório, já que através deles compreende-se a relevância que o estágio
possui durante toda a nossa formação enquanto profissional da área da educação, e o como devem proceder as ações do professor, realizando em si uma reflexão sobre eles.
De acordo com as leituras realizadas, o estágio percorre um caminho fundamental
na formação de um futuro profissional da área, pois trata do momento em que o estudante põe o corpo à prova e precisa argumentar uma série de experiências que o atinge de maneiras que nem sempre consegue dizer.
No texto: Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva.
Paro (2007, p. 43) pontua que a educação de qualidade
oferecida nas escolas públicas deve referir-se “à
formação da personalidade do educando em sua
integridade, não apenas à aquisição de conhecimentos
em seu sentido tradicional”.
Agora, no texto Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter
prescritivo que explica o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens
necessárias em que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus
direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que decreta.
o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento também normativo aplica-se com exclusividade à educação escolar, tal como determina o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) que norteia pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana, integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
Falar da referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica que contribui para o alinhamento de outras políticas e ações, em domínio federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação.
...