O Judas em sábado de aleluia
Por: Camilla_de_Lima • 10/3/2016 • Resenha • 367 Palavras (2 Páginas) • 2.777 Visualizações
O Judas em sábado de aleluia
A historia se passa no Rio de Janeiro em 1844, na casa das jovens Maricota e Chiquinha filhas de Pimenta, cabo da guarda nacional. As duas jovens, principalmente Maricota, sonham com o casamento. Maricota resolveu “paquerar” quantos homens pudesse, pois segundo seu modo de pensar isso dava a ela ‘maiores oportunidades’. Chiquinha, no entanto, não “paquerava” muitos homens, era mais discreta.
O ápice da peça se dá quando Faustino, um dos muitos pretendentes de Maricota, aparece na casa das jovens para conversar com Maricota. Faustino questiona o amor de Maricota por ele, que estava inquieto e infeliz quanto a isso, Maricota diz que o ama. Repentinamente chega o Capitão da Guarda Nacional, outro pretendente de Maricota e Faustino finge ser o judas para esconder-se do Capitão. Por fingir ser o Judas Faustino acaba escutando a converse entre Maricota e o Capitão e acaba descobrindo que ela não o ama de verdade. Faustino ainda acaba escutando a conversa entre Pimenta e Antônio, portanto acaba sabendo de vários segredos.
Acidentalmente Faustino acaba ouvindo Chiquinha confessar que é apaixonada por ele e acaba correspondendo á paixão de Chiquinha. No final Faustino acaba se vingando de todos e pedindo Chiquinha em casamento.
Pode-se perceber no decorrer da narrativa que ela acontece em ordem cronológica visto que não há flashbacks nem cortes e avanços no tempo. A peça é uma comédia escrita em um ato único com 12 cenas. Na peça podemos ver como era a situação do Brasil na época, com injustiças e corrupção. Percebe-se a crítica à moral burguesa com os seus desejos e certezas. Em minha opinião a peça foi muito bem escrita e retrata muito bem a situação da sociedade brasileira na época.
Nessa peça temos como personagens principais: Pimenta, pai das duas moças, um homem desonesto, que só trabalha na guarda nacional pelo ordenado; Chiquinha, filha de Pimenta, uma moça tímida e recatada apaixonada por Faustino; Maricota, também é filha de Pimenta e irmã de Chiquinha, uma moça namoradeira, que não pensa em nada mais se não em seus pretendentes ; Faustino, funcionário público, um jovem muito sagaz; Ambrósio, um dos muitos pretendentes de Maricota; Antônio, comparsa de Pimenta, acaba casando-se com Maricota no final.
...