UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU ARQUITETURA E URBANISMO
Por: rogomess96 • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.396 Palavras (18 Páginas) • 445 Visualizações
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU ARQUITETURA E URBANISMO
CAMILO SITTE
SÃO PAULO
2016
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
AUTH 302 – TEORIA E HISTÓRIA DO URBANISMO PROFª ANDREA TOURINHO
T1- CAMILO SITTE
ANGELINA MARIA 201406784
BÁRBARA FERNANDES 201400832
BIANCA PRANDO 201400209
CAROLINE BRUNO 201108436
KARINA PALMIERI 201309351
MAÍRA SANTOS 201309869
MARIANA MAIA 201305468
RODRIGO GOMES 201404493
VINÍCIUS ANDRADE 201313255
3AARM
SÃO PAULO
2016
SUMÁRIO
- PREFÁCIO/INTRODUÇÃO ...................................................................................... 3
- BIOGRAFIA .............................................................................................................. 4
3. CONTEXTO HISTÓRICO ......................................................................................... 5 4. PENSAMENTOS DE CAMILO SITTE........................................................................7
4.1. Crítica: Urbanização da expansão da Ringstrasse (Viena).... .............................8
4.2. Análise de sua obra: “A construção das cidades segundo padrões estéticos”..11
4.2.1. A relação entre prédios, monumentos e suas praças. ............................ 12
4.2.2. O tamanho e a forma das praças ............................................................ 13
4.2.3. Ruas e a sucessão visual ...................................................................... 14
4.2.4. As Cidades Modernas ............................................................................ 15
4.2.5. Praças no sistema moderno .................................................................. 16
4.2.6. Limitação artística de planejamento da cidade moderna ........................ 18
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................19
1. PREFÁCIO / INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo analisar e compreender a importância do arquiteto Camillo Sitte nas transformações da cidade industrial do século XIX.
“O arquiteto faz uma crítica ao modelo Rigstrasse, e a função de seu planejamento, e dizia ser um exemplo de mau planejamento e que deveria ser evitado. Critica toda a Ringstrasse, pela ausência das construções humanizadas, já que a que foi produzida não era convidativa ao passante, e sim agorafóbico, com fachadas intimidantes e desconectadas com o que a circunda. As ruas largas separavam a construção de usuário, um defeito grave na sua visão, assim ele propõe várias medidas para modifica- la, cria praças, ilhas de comunidade e em frente aos grandes edifícios espaços para emoldurar a obra sempre visando a interiorização da obra. Usando uma área menor e dando a praça uma função voltada para o passante assim como a rua é para o veículo.”
Para Sitte, o espírito artístico e a sociedade moderna eram conceitos opostos, e não deveriam ser! Ele critica fortemente o planejamento moderno da cidade que valorizava soluções lógicas e matemáticas acima das considerações artísticas. O planejamento deve ser uma arte criativa e a interação entre prédios públicos e espaços abertos para ele é fundamental para fazer um bom planejamento.
2. BIOGRAFIA
[pic 1]
Imagem 1: Retrato de Camilo Sitte
(fonte: http://blogs.qu.edu.qa/)
Camilo Sitte (1843-1903) nasceu em Viena e, foi um arquiteto e historiador da arte austríaca, diretor da Escola Imperial e Real de Artes Industriais de Viena. Foi o autor do estudo urbanístico: “Construção das Cidades Segundo seus Princípios Artísticos”. Após analisar as cidades na história, Sitte propõe reavaliar a cidade através de seus espaços existentes, dando ênfase, principalmente, na função das praças. Segundo Françoise Choay (1999), seu objetivo foi o de polemizar contra as transformações de Viena e planejamento do Ringstrasse segundo princípios do Barão Georges-Eugène Haussmann. No entanto os pensamentos de Sitte não tiveram efeito sobre o destino urbanístico da capital austríaca e a concepção de Otto Wagner. Sua obra será fonte de inspiração para Patrick Geddes, Lewis Mumford.
3. CONTEXTO HISTÓRICO
Camillo Sitte desenvolve seus pensamentos em período histórico em que a sociedade sofre grandes alterações devido a revolução industrial inicialmente na Europa, na região da Inglaterra, nos séculos XVII e XIX, se expandindo para o mundo.
A produção doméstica é substituída pelo modo fabril, surgindo as grandes fabricas tendo origem com surgimento de novos materiais, como carvão mineral e a energia a vapor. Com as novas tecnologias a produção de mercadorias passa a ser acelerada e produzida em grandes escalas.
...