O Livro o Monge e o Executivo
Por: Fabi Bialeski • 15/4/2020 • Bibliografia • 376 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
Ficha técnica:
Titulo: O Monge e o Executivo
Autor: James C. Hunter
Editora: Editora Sextante
O livro narra à história de John Daily, um executivo bem sucedido, casado e pai de dois filhos técnico voluntário de um time de beisebol. Mas as coisas mudaram gradativamente. O relacionamento de John com sua esposa Rachel não estava indo bem e John ficava cada vez mais distante de seus filhos Sara e John. Jr. Até mesmo o time de uma pequena liga de beisebol que John treinava de forma voluntária parecia estar contra ele. Após um movimento sindical em sua fábrica onde era gerente-geral, John começa a ver que nem tudo estava como planejara.
Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan.
Mesmo sem querer ir John seduzido pela possibilidade de conhecer Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos e considerado uma lenda nos círculos empresariais por sua capacidade de liderar e motivar pessoas.
Já dentro do mosteiro John descobriu que Leonard Hoffman havia recebido o nome de Simeão, que era coincidentemente o nome que o perseguia desde seu nascimento. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”. Parecia que John havia sido preparado para esse momento ao longo de sua vida.
Simeão, que era um dos líderes do local, dirigiu várias reuniões e John que participara de todas elas foi destronado pela visão de Simeão sobre como liderar e o pensamento de John sobre liderança foi totalmente modificado.
Após se despedir de Simeão e os outros que participaram das reuniões no mosteiro, John se reencontra com sua esposa Rachel de uma forma totalmente diferente, pois ele já não era mais o mesmo, o velho John havia morrido e o novo John havia nascido, pronto para liderar qualquer área de sua vida tendo como base uma palavra, a saber: o amor.
O livro nos transmite a mensagem que devemos estar flexíveis a mudanças e devemos procurar escutar os outros e conhecermos melhor cada um para que podemos melhor liderar.
...