O PLANO DE ESTUDO DOMICILIAR
Por: Heloisa2127 • 12/6/2021 • Resenha • 935 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
PLANO DE ESTUDO DOMICILIAR
Caro(a) estudante, este Plano de Estudo tem o objetivo minimizar os impactos sobre o currículo escolar neste momento em que estamos vivenciando o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19). O presente plano, busca orientar os estudos domiciliares de forma a mantermos o vínculo de aprendizagem. Encaminho um texto para leitura e reflexões. Seguem orientações:
Texto: Gestão Democrática da Escola, Ética e Sala de Aulas - Cipriano Carlos Luckesi
Atividades:
- Realizar a leitura do texto e estruture um Mapa Conceitual (destacar ideias principais).
- Quais críticas o autor apresenta referente ao processo de construção de uma gestão democrática na escola?
- Analise se há relação entre “aprender a viver” e o processo de construção de uma gestão democrática?
- Analise a afirmação - “Participar da gestão democrática da escola significa usar o espaço escolar como um recurso de educação para todos.”
- Analise a relação – gestão democrática, ética e sala de aulas.
- Qual a importância do professor no processo de construção de uma gestão democrática?
- Faça suas considerações sobre o texto estudado – complementações, discordâncias, pontos de atenção.
“Mantenha o FOCO no objetivo,
centralize a FORÇA para lutar e
utilize a FÉ para vencer.”
Bom estudo!
RESPOSTAS:
01) Mapa conceitual foi elaborado em tópicos:
- gestão democrática, ética e sala de aula;
- participar da gestão democrática da escola significa que todos se sentem e efetivamente são partícipes do sucesso ou do fracasso da escola em todos os seus aspectos: físico, educativo, cultural e político;
- Comunidade, pais, professores, estudantes necessitam de aprender, ativamente, cuidar do espaço físico da escola e da cidade, na medida em que escola e cidade pertencem a todos, não aos poderes públicos. E como pertencem a todos, todos devem cuidar dela;
- Uma escola é o que são seus gestores, os seus educadores, os pais dos estudantes, os estudantes, e a comunidade. A “cara da escola” decorre da ação conjunta de todos esses elementos;
- Gestão democrática desenvolvida na escola ou no sistema de ensino público, implica em refletir sobre as políticas públicas de educação;
- Dificuldades encontradas para que a gestão democrática seja implementada, sabendo que, o gestor tem papel fundamental neste processo, de viabilizar ações que possam firmar uma comunidade escolas consciente, crítica e participativa.
- Seus gestores, os seus educadores, os pais dos estudantes, os estudantes e a comunidade, é o que faz uma escola;
- Mais importante do que os resultados práticos imediatos da gestão democrática é a aprendizagem para a vida pessoal e social.
02) O autor apresenta algumas críticas sobre a “gestão democrática da escola”, dentre elas ele cita que essa formação não proporciona efetivas condições de prática participativa dos pais, comunidade, professores e estudantes, ou seja, participar de um processo eleitoral no âmbito escolar não faz com que essas pessoas aprendam a se impor e desenvolver sua cidadania diante da vida politica do país e com isso esse processo acaba trazendo para dentro das escolas as corrupções das campanhas politicas, como por exemplo golpes, desentendimentos pessoais, manipulações de informações, dentre outras.
03) Entre “aprender a viver” x “gestão democrática” há uma relação, pois é necessário um senso democrático para conviver em sociedade, ou seja, é perante reflexão de valores e normas sociais que se cria a capacidade de exercer um papel de cidadão critico, seja na própria sala de aula ou na vida.
04) A participação de todos é condição essencial para a gestão democrática, assim toda escola deve se configurar como um ambiente que propicie condições de igualdade de participação a todos, possibilitando meios e oportunidades para que concretize a gestão democrática. Nesse contexto, a importância da instituição é garantir espaço para que a diversidade e o pluralismo de ideias se manifestem, favorecendo o desabrochar de relações mais democráticas entre todos os envolvidos.
...