O Plano de Aula
Por: pombaoliveira • 7/3/2021 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 116 Visualizações
CONCLUSÕES
A educação no Brasil através dos livros didáticos impõe à didática, mas não se preocupa com o aprendizado e deixa a desejar quanto ao que o aluno realmente compreende.
Se avaliarmos o livro didático SP FAZ ESCOLA (caderno do aluno), 8º ano podemos perceber claramente que os exercícios são mecânicos, prontos e não dão a oportunidade ao aluno para expor suas opiniões de maneira compreensiva. Com pouca interatividade entre professor- aluno e aluno-professor e é difícil acreditar que a aula chame a atenção do aluno.
Fazendo uma análise dos exercícios de tipos de argumentos, os alunos precisavam ler vários textos com palavras de difícil compreensão e argumentar sobre algo que não entendeu nem o texto e nem as próprias perguntas.
O aluno precisa compreender bem os tipos de argumentos que existem e ler o texto de maneira que possa compreender e ser capaz de construir uma boa argumentação e aprender a utilizá-los de modo pertinente dentro da construção textual.
O aluno precisa ser incentivado a criar, expor opiniões e usar essa ferramenta tão importante que a palavra é para prepará-lo para o futuro. Não basta ler textos incompreensíveis e só responder qualquer coisa, precisa ser capaz de construir bons argumentos.
Uma proposta para garantir que o aluno entenda a proposta dos tipos de argumentos é fazendo um debate em sala de aula, dividindo a turma em grupos e discutindo assuntos polêmicos e permitir que os alunos façam os seus argumentos e avaliem juntos quais os tipos de argumentos estão sendo usados. Dessa forma, os alunos podem expor suas opiniões livremente e o professor tem a oportunidade de avaliar a compreensão de cada aluno sobre o tópico.
Se o aluno compreende a proposta, coloca em prática em situações da vida real, com certeza é uma vitória e vale muito mais que uma nota no papel.
...