O Resumo Modernismo
Por: matheusp_s • 30/6/2016 • Abstract • 761 Palavras (4 Páginas) • 434 Visualizações
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Modernismo Português
1ª Geração: Geração de Orpheu ou Orphista
- Surgiu em 1915, com a publicação da Revista Orpheu.
- Contexto: A República recém-proclamada (1910) e a Primeira Guerra Mundial (1914).
- Influenciado pelas Vanguardas (Cubismo, Futurismo e Surrealismo).
- Domínio da metafísica e do mistério, escandalizar o burguês, desajuste social.
- Autores:
- Fernando Pessoa
- Heterônimos (desdobramentos de personalidade):
- Álvaro de Campos (emoções do homem moderno desajustado)
- Ricardo Reis (poeta neoclássico, filosofia do carpe diem, paganismo)
- Alberto Caeiro (poeta pastor, objetivo)
- Mário de Sá-Carneiro
- Estética simbolista
- Angústia existencialista
- Tinha crises depressivas, suicida-se
2ª Geração: Geração Presencista
- Iniciado em 1927, com a publicação da Revista Presença.
- Literatura intimista, ligada ao “eu”, sem compromissos com o social; Elitista.
- Contexto: Ditadura Salazarista (1930-1940).
- Poemas, romances, contos e críticas literárias.
- Autores:
- José Régio (poeta entre Deus e o Diabo)
- Branquinho da Fonseca
- José Gaspar Guimarães
3ª Geração: Neorrealista
- Surge em 1940
- Denúncia social, ficando afastada do subjetivismo; Literatura engajada
- Contexto: Segunda Guerra Mundial
- Autores: Fernando Namora, Vergílio Ferreira, Manuel da Fonseca.
Literatura
“A arte da palavra”
- Função poética: quando o autor tem intenção focada na própria mensagem, quer na estrutura, na seleção e combinação de palavras.
- Figuras de linguagem:
- Metáfora: comparação subjetiva, sem o elemento comparativo.
- A Amazônia é o pulmão do mundo.
- Comparação: aparece a conjunção como.
- Meus beijos são como cometas.
- Metonímia (sinédoque): Substituição de um nome por outro em virtude de haver entre eles associação de significado.
- Ler Jorge Amado (autor pela obra - livro)
- Ir ao barbeiro (o possuidor pelo possuído - barbearia)
- Antonomásia: substituição de um nome de pessoa ou lugar por outro ou por uma expressão que facilmente o identifique.
- O Boca do inferno (Gregório de Matos) é o maior poeta do país
- Vou à Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro).
- Elipse: omissão de um termo que fica subentendido.
- queria mais ao filho que (queria) à filha
- Zeugma: omissão de um termo citado anteriormente.
- O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano / O meu bisavô, mineiro - omissão de era
- Pleonasmo: dizer o que já foi dito
- Subir pra cima, descer pra baixo
- Anáfora: repetição de uma palavra no início de versos ou frases.
- "Olha a voz que me resta / Olha a veia que salta / Olha a gota que falta (Chico Buarque)
- Anacoluto: Termo solto na frase, quebrando a estruturação lógica.
- Eu, parece-me que vou desmaiar
- Assíndeto: Ausência de conectivos de ligação (conjunções), assim atribui maior rapidez ao texto.
- "Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios."
- Polissíndeto: repetição de conectivos na ligação entre elementos da frase ou do período.
- O menino resmunga, e chora, e esperneia, e grita, e maltrata.
- Antítese: ideias contrárias
- Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios"
- Paradoxo: ideias contrárias e impossíveis num mesmo pensamento
- O amor é ferida que dói e não se sente
- Eufemismo: "suavizar" alguma ideia desagradável
- Ele enriqueceu por meios ilícitos. (roubou).
- Hipérbole: exagero na afirmação
- Estou morrendo de sede (com muita sede), Ela é louca pelos filhos (gosta muito dos filhos)
- Ironia: dizer o contrário do que se pensa.
- O ministro foi sutil como uma jamanta.
- Gradação: ideias em progressão ascendente ou descendente.
- "Nada fazes, nada tramas, nada pensas que eu não saiba, que eu não veja, que eu não conheça perfeitamente."
- Prosopopeia: é a atribuição de qualidades e sentimentos humanos a seres inanimados.
- "A lua, (...) Pedia a cada estrela fria / Um brilho de aluguel ..."
- Onomatopeia: imitar determinados sons
- Tic-tac, toc-toc
...
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