O USO DE ADJETIVOS EM PROPAGANDAS PUBLICITÁRIOS
Por: amandafalves • 25/2/2018 • Artigo • 1.381 Palavras (6 Páginas) • 2.415 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual Da Paraíba
Centro de Educação
Departamento de Letras e Artes
Curso de Licenciatura plena em Letras- Língua Portuguesa
ALUIZIA ARAUJO
AMANDA FERREIRA
FERNANDA LAÍS
PEDRO HENRIQUE FREITAS
O USO DE ADJETIVOS EM PROPAGANDAS PUBLICITÁRIOS
CAMPINA GRANDE
2017
Aluizia Araújo
Amanda Ferreira
Fernanda Laís
Pedro Henrique
O USO DE ADJETIVOS EM PROPAGANDAS PUBLICITÁRIOS
Trabalho para a disciplina de Língua portuguesa II e Metodologia Cientifica, curso de letras-Língua Portuguesa aplicado na Universidade Estadual da Paraíba.
Orientador: Clara Regina
Campina Grande - PB
2016
Sumário
- Introdução..................................................................................................... 1
- 1-Propaganda Publicitária............................................................................. 2
- 2-Adjetivos.................................................................................................... 2
- 3- O Uso dos adjetivos para persuadir o consumidor...................................... 3
- Considerações finais ....................................................................................... 5
- Referências...................................................................................................... 6
O USO DE ADJETIVOS EM PROPAGANDAS PUBLICITÁRIOS
Resumo:
A principal questão apresentada neste trabalho diz respeito sobre os adjetivos nas propagandas publicitárias, de como o ramo da logística usa os adjetivos para atrair os consumidores à compra em suas lojas e como os adjetivos são usados para qualificar os produtos/marcas como forma de induzir os consumidores a compra, sendo usado como uma estratégia de marketing publicitário.
Palavras Chaves: Adjetivos, propagandas publicitárias.
Introdução:
A linguagem são instrumentos de recursos que usa como formas de ferramenta para demonstração de um desenvolvimento internacional. A interação, fazendo-se uso da língua, a partir do sentido vasto do discurso e da intencionalidade. Dessa maneira, as propagandas publicitárias possuem poder da utilização por intermédio da argumentação.
Além disso, o texto de publicidade estabelece domínio em caracterizar a persuasão, o interesse para o consumo de determinado público-alvo. Assim, os adjetivos sendo uma grande ferramenta para os procedimentos de convicção que essas propagandas adquirem.
Nesse sentido, sabe-se que os adjetivos são fundamentais para os textos publicitários, pois opera como forte mecanismo argumentativo. Ainda por cima, essa classe de palavra contribui pelo meio de qualificar e propagar um conceito de que não possuímos determinado objeto/produto. Porém, o adjetivo faz persuadir o leitor para convencimento do produto.
Nessa perspectiva, esse artigo teve como finalidade evidenciar os adjetivos na publicidade. Apresentamos primeiramente, um breve contexto sobre propagandas publicitárias e adjetivos. Logo após, apresentamos o contexto de adjetivos usados no marketing para persuadir o consumidor, por meio da argumentação em adquirir determinado produto/objeto. Apenas pelo uso dessa classe gramatical.
- A Propaganda publicitária
As primeiras propagandas no Brasil surgiram em meados de 1800. Em 1950 marca a chegada da televisão, que como o radio (primeira fase da propaganda no Rádio foi marcada pelo pioneiro Sangirardi Jr.), revolucionava a vida brasileira.
“ A propaganda é técnica de criar opinião pública favorável pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou ideia, visando orientar o comportamento humano das massas num determinado sentido. ” (CODIGO DE ETICA DOS PROFISSIONAIS DA PROPAGANDA NO BRASIL apud SILVA, 1976).
A propaganda tem como finalidade convencer ou persuadir os consumidores para que tenham uma percepção favorável de um serviço/marca/produtos.
Segundo Erbolato (1985) a publicidade é:
“1 Arte de despertar no publico desejo de compra, levando-o á ação. 2. Conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes”.
A propaganda publicitária é um conjunto de atividades com intuito de influenciar o homem, sendo assim Erbolato (1985) classifica as propagandas como: propaganda direta, propaganda falsa, propaganda no ponto de venda, propaganda comparada, propaganda política e propaganda subliminar.
2-Adjetivos
Segundo Castilho (2012) os adjetivos compartilham as propriedades morfológicas de gênero e número, aceita flexão de gênero de grau (expressa por sufixos), podem ser criados por derivação de modo, aceita a derivação por “mente” transformando-se em um advérbio.
Quando precisamos caracterizar alguém ou alguma coisa fazemos isso através do uso de adjetivos.
Exemplo:
A menina é bonita.
A palavra Bonita caracteriza o substantivo menina.
Os adjetivos são classificados em: Explicativo (exprime qualidade própria do ser) e restritivo (exprime qualidade que não é própria do ser).
Em relação ao grau os adjetivos podem ser:
Comparativo: é feita a comparação da mesma característica em dois ou mais seres ou de duas ou mais características do mesmo ser.
Superlativo: Atribuindo qualidades em grau muito elevado.
Ainda segundo Castilho (2012) os adjetivos têm as seguintes propriedades sintáticas:
- Funciona como adjunto adnominal
- Funciona como núcleo de minissentença
- Funciona como adjunto adsentencial
- Dispõe de propriedades de transitividade
3-O Uso dos adjetivos para persuadir o consumidor
Segundo Bechara (2009, p.142) “ Adjetivo é a classe de lexema que se caracteriza por constituir a delimitação, isto é, por caracterizar as possibilidades designativas do substantivo, orientando delimitativamente a referência a uma parte ou aspecto do denotado. ”
...