O narrador
Por: cinthya1981 • 8/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.886 Palavras (8 Páginas) • 400 Visualizações
o narrador
Narrar é contar histórias, inventar enredos, tramas, enigmas, criar personagens, lugares, fatos, tecer os fios da vida em desenhos mágicos. Podemos narrar coisas sonhadas, vividas, na realidade, de outro mundo, criado pelo mágico poder da linguagem.
A narrativa está muito ligada ao que conhecemos como ficção. Essa palavra provém do latim fictionem, cuja raiz da palavra pertence ao verboingere, que significa fingir. É, então, evidente a relação de criar, de inventar, de dar a vida.
Quando lemos um romance, um conto, quando assistimos a um filme ou a uma novela, com histórias plausíveis ou absurdas, ocorridas num tempo e num espaço, quaisquer que sejam, estamos diante da ficção. Esse tipo de narrativa é diferente dos documentários, das histórias, cujos fatos podem ser comprovados.
Tudo em uma narrativa depende, portanto do narrador, da voz que está contando a história. O ponto vital de uma narrativa é o seu ponto de vista, a sua perspectiva, o seu modo de contar a e de organizar aquilo que conta. Desse modo, o narrador funciona como um mediador entre a história narrada e o leitor ou ouvinte.
Simplificando, existem três tipos básicos de foco narrativo:
●Narrador-personagem:o narrador conta uma história da qual participa de alguma forma. Ele é, então, narrador e personagem ao mesmo tempo, e conta à história em primeira pessoa.
●Narrador-observador: o narrador conta a história como alguém que a observa. Passa para o leitor apenas os fatos que consegue observar; nada sabe além daquilo que pode ver. Conta história em terceira pessoa.
●Narrador—onisciente: é o narrador que sabe tudo sobre o enredo e as personagens. Além de observar, ele sabe e revela os sentimentos e pensamentos mais íntimos das personagens. Sabe, inclusive, até coisas que as personagens não sabem. Também narra em terceira pessoa e, muitas vezes, sua voz aparece confundida com os pensamentos da personagem (é o que chamamos discurso indireto livre).
No livro A Metamorfose o tipo de narrador é o narrador onisciente, ele sabe tudo sobre o desenrolar da história. Sabe os pensamentos e ações de todos os personagens.
Enredo
Os elementos básicos da narrativa são a personagem, o espaço e o tempo, organizados por um narrador. O espaço em que as ações acontecem está intimamente ligado ao tempo em que ocorrem, da mesma maneira que ambos estão ligados à caracterização das personagens. É nessa articulação − chamada enredo − que se instaura um movimento que faz o leitor envolver-se no narrado.
Pode-se dizer que o enredo, assim, é conjunto dos fatos de uma história. Nele estão envolvidas as apresentações das personagens e das situações, além das sucessivas transformações pelas quais elas vão passando, ao longo do tempo transcorrido.
Sintetizando, uma narrativa tem cinco pilares de sustentação:
a) Um enredo convincente que mantenha, para o leitor, a pergunta: “o que vai acontecer?”;
b) personagens que “parecem” existir na realidade como seres vivos;
c) um espaço onde ocorrem os fatos;
d) um tempo que determina o ritmo e marca a seqüência dos fatos;
e) um narrador, que articula os elementos anteriores.
O ENREDO (COMO?)
Trata-se aqui da ação da narrativa, da sucessão dos fatos, das vivências, das situações. É também conhecido como fabulação, intriga, trama,etc. É onde as personagens se põem em movimento, relacionando-se entre si, como na vida em relações que podem ser de colaboração, de afinidade, de oposição, de competição, etc., que envolvem sentimentos e emoções.
AS PERSONAGENS (QUEM?)
Entre as personagens há aquelas que se destacam porque agem mais: são as protagonistas, também chamadas de heróis ou personagens principais. As que se relacionam a elas por oposição são as antagonistas, que geralmente também estão no primeiro plano dos fatos. Em volta dessas, há sempre um conjunto de personagens secundárias, que ajudam a sustentar a trama.
O personagem principal e fictício é Gregor, sendo assim o protagonista. E os demais assim como sua irmã, seus pais, a empregada e seu chefe são personagens coadjuvantes.
TEMPO (QUANDO?)
Além das questões que tratam da fala, da perspectiva e do nível, a narração põe mais uma dimensão em jogo: o da temporalidade. A narrativa se constrói por meio de múltiplas relações entre duas series temporais. O tempo realçou fictício, da história é contada, em relação ao momento em que supostamente ela se desenrola.
Existem três posições básicas:
· Narração ulterior, posição mais clássica e mais freqüente, o narrador conta o que se passou anteriormente, em um passado mais ou menos distante.
· Narração simultânea, mais rara e freqüente ligada a homodiegética (em "eu"), com a perspectiva passando pela personagem, tem-se a impressão de que o narrador conta à história no momento em que ela acontece.
· Narração anterior, muito para fora de passagens textuais, o narrador conta àquilo que se vai passar ulteriormente, em um futuro mais ou menos distante. Essas passagens iam valer sob forma de sonhos ou profecias. Não confundi-las com a ficção cientifica.
2- A velocidade da narração
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