O que é avaliação? José Eustáquio Romão - fichamento
Por: Jéssica Rodrigues • 21/6/2015 • Resenha • 456 Palavras (2 Páginas) • 2.984 Visualizações
Página 1 de 2
FICHAMENTO: O QUE É AVALIAÇÃO?
- José Eustáquio Romão inicia seu texto falando sobre a contradição entre as intenções proclamadas e o processo aplicado, quando se fala no processo de avaliar. Para ele, isso acontece devido às imagens idealizadas da avaliação batem de frente com um contexto de realidade das escolas.
- Para Romão, em cada conceito de avaliação existe um conceito para educação. Dessa forma, ele questiona se haveria tantas concepções quanto seus formuladores.
- “Avaliação é o processo de atribuição de símbolos a fenômenos com o objetivo de caracterizar o valor do fenômeno, geralmente com referência a algum padrão de natureza social, cultural ou científica” (Bradfield & Moredock, 1963, 1: 16, p. 56) Partindo dessa definição de avaliação percebe-se que a avaliação é tida como um processo classificatório, de julgamento de valores, tendo por base padrões já estabelecidos.
- Apesar da postura positivista, Romão destaca que sua obra é preciosa no sentindo do tratamento técnico que emprestam aos instrumentos de medidas e avaliação.
- Romão também cita a autora Haydt e explica que a mesma também se enquadra na posição tradicional. Ela trata em sua obra das técnicas de construção de provas e testes e, em um dos trechos citados por Romão, vê-se que há necessidade de redirecionamento em relação ao conceito de avaliação da aprendizagem.
- Já autora Sandra Zákia Lian Sousa, de acordo com Romão, se mostra preocupada em não ser conservadora. De acordo com Sousa, a avaliação deve ser um processo de verificação e pesquisa das estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.
- Mais adiante, o autor José Eustáquio Romão apresenta a teoria de Ilza M. Sant’Anna, que não estabelece uma definição entre avaliação diagnóstica ou classificatória, pois ao mesmo tempo que se preocupa com a validade é preciso se preocupar também com a eficiência.
- O autor também fala sobre o professor Luckesi e aponta que este último atravessou das teorias conservadoras até as mais avançadas e contribuiu muito para o estudo de avaliações, mas que peca no sentido de não considerar os aspectos positivos das teorias classificatórias.
- Romão classifica as concepções de avaliação em dois grupos divergentes: visões de mundo positivistas ou dialéticas.
- A visão positivista é baseada no julgamento de erros e acertos, que se direcionam a prêmios e castigos. Dessa forma, no caso da punição por ter cometido um erro, o indivíduo não terá estímulo para refletir o erro que cometeu e tentar melhorar seu desempenho. Já na visão dialética, tanto os acertos quantos os erros são estimulados com a finalidade de evolução da aprendizagem do indivíduo.
- O autor também aponta os problemas aos quais os professores estão expostos e enfatiza a síndrome de burnout, que pode ser entendida como esgotamento profissional causado pelo sentimento de inadequação pessoal.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com