ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA DE CAMPO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Por: Maria Poliana Da Silva Rocha Da luz • 9/5/2019 • Artigo • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1][pic 2]
GUIA DE ESTUDOS DO 2º TEMPO COMUNIDADE
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA DE CAMPO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Prezad@ Estudante,
Em nosso segundo Tempo-Comunidade temos por OBJETIVO PRINCIPAL conhecer e caracterizar a organização do trabalho pedagógico, o currículo escolar, as condições profissionais dos docentes e a relação escola-SEMED-Movimentos Sociais-Famílias nas escolas de educação básica do campo na Transamazônica e Xingu, buscando refletir criticamente sobre os problemas, as demandas e as mudanças necessárias para aproximar estas escolas do conceito de Educação do Campo. Para tanto, estamos sugerindo os seguintes instrumentos de coleta de dados.
►INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS[1]:
1. OBSERVAÇÃO DIRETA – consiste em uma imersão orientada no espaço a ser observado, interagindo de forma pessoal e estreita com os sujeitos, porém sem intervir nesse contexto. Requer o registro escrito e descritivo do trabalho pedagógico em suas nuanças e pequenos detalhes. Deve-se evitar cair no subjetivismo que consiste na interpretação pessoal que considera os dados relevantes da realidade observada. O olhar sobre o espaço escolar/trabalho docente deve servir para desnaturalizá-lo, a fim de que se possa refletir sobre aspectos sociais, culturais, políticos, didáticos e pedagógicos que o constituem.
2. ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA – consiste em um diálogo com os sujeitos entrevistados a partir de questões pré-selecionadas, às quais vão-se acrescentando outras questões no momento da conversa, de acordo com a revelação ou não de dados importantes para a pesquisa tendo em vista os objetivos da mesma.
A seguir apresentamos sugestões de organização por tópicos para as questões que nortearão a pesquisa.
TÓPICO 1: INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS E RECURSOS FINANCEIROS
Observar, descrever, perguntar aos docentes e administradores sobre:
- Dimensão/espaço físico da escola (tamanho; tipo de construção; onde funciona, localidade; como e quando a comunidade conseguiu o espaço da escola. Há banheiros adequados? Há biblioteca? Quadra esportiva? Espaço para recreação? Hortas?)
- Recursos materiais (há disponíveis em número suficiente e em qualidade para os alunos, professores, secretaria da escola, biblioteca?...)
- Número de alunos por turmas/séries.
- Recursos financeiros da escola: Quais? Qual origem (gov. federal, estadual e/ou municipal? Como a escola decide sobre o uso destes recursos?...)
TÓPICO 2: RELAÇÃO ESCOLA – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – MOVIMENTOS SOCIAIS – FAMÍLIAS
Observar, descrever, perguntar aos docentes, administradores, lideranças e pais sobre:
- Participação da comunidade na escola (Como se dá e através de que meios? Há Conselho Escolar? Quem o compõe? As famílias, as lideranças comunitárias e o pessoal da SEMED/SEDUC participam deste conselho?)
- Como avalia o trabalho realizado pelos coordenadores, técnicos da SEMEC e/ou SEDUC em relação à escola?
- Como é a relação secretaria de educação e escola (Como se dá? Como o coletivo escolar se sente nesta relação?)
- Os movimentos sociais (STTRs, associação de trabalhadores rurais, SINTEPP, etc.) participam da escola? Como? Em que situações?
TÓPICO 3: SITUAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO
Observar, descrever, perguntar aos docentes, administradores, lideranças e pais sobre:
- Pessoal docente: situação profissional (Concursados? Contratados? Como/quando chegaram a ser professores desta escola? Há plano de cargo e salários? São sindicalizados?)
- Equipe técnico-pedagógica (Coordenadores pedagógicos, diretores..... Há? Como se dá a atuação? Qual relação com os professores/as?...)
- Nível de escolarização dos docentes e do pessoal de apoio administrativo.
- Formação continuada (como/quando acontece/ traz resultados/contribuições para a escola?).
TÓPICO 4: CURRÍCULO E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
- Que tipo de currículo está presente na escola do campo? Marque a alternativa que em sua opinião expressa melhor a forma como a escola trata a questão da educação do campo:
( ) trata a educação do campo em sua especificidade visando o atendimento dos sujeitos do campo de acordo com suas necessidades e reivindicações, seu contexto, sua cultura, sua visão de mundo, sua forma de se relacionar com a terra, o meio ambiente e seus modos de organização familiar e trabalho.
( ) trata a educação do campo a partir do modelo urbano com ênfase na leitura e escrita apoiada na instrução meramente técnica dando pouca importância para o seu modo próprio de vida, seu tempo, espaço, história de vida, de lutas e intervenções e projetos sociais da realidade do campo.
Comentários adicionais sobre a questão.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
...