Pesquisa na Escola
Por: Jessica • 9/4/2015 • Relatório de pesquisa • 4.194 Palavras (17 Páginas) • 548 Visualizações
INTRODUÇÃO
O relatório de Pesquisa e Prática Profissional- A Escola apresentada á UTA- Fundamentos Pedagógicos, foi realizada em uma escola de rede pública municipal. Deu oportunidades aos estudantes de Pedagogia- Universidade Internacional UNINTER, para aprimorar conhecimentos por meio de pesquisas e entrevistas elaboradas com profissionais da educação.
A escola deu espaço para os mesmos na realização desse trabalho onde se pode observar e conhecer os métodos de ensino.
O objetivo desta pesquisa é conhecer as características da instituição, gestão escolar, alunos, professores e demais funcionários, onde tem a finalidade e participação diretamente com a educação, vivenciando parte em modo geral do ambiente escolar. Onde a visão crítica e construtiva e para uma formação de cidadãos perante a sociedade.
A pesquisa contribuirá para os alunos, no desenvolvimento de ideias, para desempenhar coletivamente a sua profissão. Este relatório foi realizado através de informações coletadas em entrevistas na instituição escolar e com materiais de apoio.
1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel, foi fundada no ano de 1988, iniciou em uma casa na Rua da Nutrella sem Nº, mudou-se para Concórdia Costa Nº 222, Parque do Sol, Gravataí-RS. Fica localizada na periferia e passou por várias mudanças, foi anexa por 2 anos na Escola Raimundo Sheler, que teve sua denominação pelo MEC tornando-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel.
A escola é constituída por 2 pavilhões, com 9 salas de aulas, sala de diretoria, sala dos professores, sala de secretaria, sala do serviço de orientação e supervisão escolar, laboratório de informática, refeitório amplo, banheiros, quadra esportiva e biblioteca.
Os alunos são de média baixa, os pais são trabalhadores de indústria e comércio.
1.1. OBJETIVOS DO ESTABELICIMENTO
Proporcionar condições para o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual da criança, ampliando suas experiências e conhecimento, possibilitando e senso crítico necessário para ser um agente transformador e integrado em seu meio.
2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Projeto Político Pedagógico foi elaborado no ano de 2012, e teve um trabalho coletivo com participação do corpo discente e a comunidade escola.
Na elaboração do Projeto Político Pedagógico, foram trabalhadas atividades com os alunos, questionário, reuniões onde todos podem opinar e questionar. Respeitando a dignidade e as liberdades fundamentais do ser, proporcionando uma ação integradora e harmônica entre a comunidade escolar, unindo esforços para o bem comum.
3. MECANISMOS DE AÇÃO COLETIVA NO INTERIOR DA ESCOLA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA:
3.1. Conselho Escolar
O Conselho Escolar resguarda os princípios constitucionais e as normas legais, tem a função consultiva e fiscalizadora nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras. Tendo por objetivo a participação democrática de todos os segmentos da comunidade escolar na gestão da escola. A estrutura, a composição e as competências são definidas pela legislação vigente. Contribuir para solucionar problemas inerentes à vida escolar, prevendo uma convivência harmônica entre pais, alunos, professores e profissionais da instituição de ensino.
3.2. Diretor e Vice-Diretor
O diretor e vice-diretor são membros do Magistério Público Municipal eleitos conforme legislação vigente.
Atribuições:
-Representar legalmente a escola.
-Promover a participação da comunidade escolar nas atividades previstas pela Escola com vista a integração dos diferentes segmentos.
Participação da elaboração/ educação a avaliação do projeto pedagógico;
-Aplicar as sanções disciplinares previstas em lei a professores, especialistas em educação.
-Coordenação as atividades dos serviços da escola bem como a sua atuação junto com a comunidade.
-Assinar, juntamente, com a secretária a documentação dos alunos e da escola;
-Receber junto com o Conselho Escolar e conferir material destinado a escola, prevendo sua distribuição, estocagem e consumo;
-Responsabilizar-se junto com o Conselho Escolar pela organização e funcionamento da escola perante os órgãos do poder público municipal e da comunidade;
-Convocar e presidir junto com o conselho escolar reuniões;
-Dinamizar o fluxo de informações entre a escola, a Mantenedora e a comunidade;
-Informar os servidores ingressantes quando às atribuições, seus respectivos cargos, dando-lhes reconhecimento da proposta Político Pedagógica;
-Cumprir e fazer cumprir o estabelecimento no Projeto Pedagógico.
Participar dos Conselhos de Classe.
-Prestar contas dos repasses de verbas destinadas a escola.
3.3. Serviço De Apoio Administrativo (Secretaria)
-Assinar junto com o diretor todos os documentos escolares;
Participar de reuniões;
-Assessor a direção nos assuntos relacionados ao serviço de secretaria;
-Manter a rotina administrativa.
-Zelar pelos documentos de alunos, professores e funcionários;
-Manter em ordem os arquivos passivos e ativos;
-Cuidar da correspondência expedida e recebida.
-Elaborar ata de reuniões.
-Participar do planejamento, execução e avaliação do Político Pedagógico;
-Incinerar documentos obedecendo a prescrição oficial vigente.
-Providenciar no preparo de históricos escolares, transferências, certificados, atestados e outros.
-Participar dos espaços de formação propostas pela Escola e Mantenedora
3.4. Serviço De Biblioteca
A biblioteca escolar constitui-se de um espaço para estudos, consultas e leituras para a comunicação escolar. Servindo de apoio pedagógico para professores e alunos no cotidiano da ação educativa.
...