Os Lusíadas
Por: taquini • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 308 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Texto crítico sobre “Os Lusíadas”
Ao ler um pouco sobre “Os Lusíadas” de Camões, fica evidente o quanto esse consagrado poeta e sua obra, foram e continua sendo importante para a literatura, principalmente para os portugueses, pois através dela houve uma valorização de uma parte da história de Portugal.
Através de uma epopeia ele relata a viagem de Vasco da Gama e os heróis portugueses à Índia, sendo uma epopeia humanista, relata as conquistas, suas aventuras e as dificuldades desses heróis em suas navegações.
O autor da obra mostra uma inverossímil inteligência, um grande amor a sua pátria e um vasto conhecimento sobre poesias, das rimas e versos decassílabos perfeitos que produziu.
Algumas partes me chamaram a atenção no texto, tais como a mistura entre fatos históricos e ficção dentro da epopeia, os diversos tipos de episódios (bélicos, mitológicos, históricos, simbólicos, líricos e naturalistas), inserido em um só texto, a lírica de Inês de Castro e a forma trágica em que foi assassinada, por último outro evento interessante é a parte em que Camões ocultou a localização geográfica da ilha dos amores, sendo realidade ou fantasia, o fato é que esse grande poeta tinha uma grande imaginação para criar e ainda conseguiu deixar em sua obra um mistério a ser desvendado.
Sem dúvida sua obra trata-se de um clássico, considerado príncipe dos poetas de seu tempo, foi uma lástima, Luís de Camões não ter vivido o suficiente para presenciar o sucesso dos trabalhos que construiu em vida.
Luís de Camões foi o maior poeta renascentista da sua época, enriquecendo a literatura portuguesa, sua maior obra escrita foi uma epopeia com o título de "Os Lusíadas", em sua história narrou fatos históricos de Portugal, evidenciando o quanto amava sua pátria, tal obra ficou conhecida em todo mundo por sua excelência, através dela houve uma grande valorização de uma parte da história de Portugal.
...