Os gêneros de textos: resenha
Seminário: Os gêneros de textos: resenha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sheppard • 21/10/2014 • Seminário • 2.637 Palavras (11 Páginas) • 287 Visualizações
OS GÊNEROS DE TEXTOS: RESENHA
A Resenha: além de trazer as idéias do autor lido, traz uma análise sobre o conteúdo. Tal análise deve evidenciar seus comentários sobre o texto, questionamentos, suas posições, impressões etc.
Veja a seguir algumas das características de uma resenha: primeiro informe a bibliografia da fonte que foi resenhada; depois faça a resenha alternando o resumo das idéias do autor com sua análise e comentários. Vale destacar que não é errado fazer primeiro todo o resumo e depois tecer os comentários e análise. O primeiro estilo, no entanto, é mais aceito no âmbito acadêmico científico.
Esquema Explicativo de como Elaborar uma Resenha
A Resenha Fase 1: A Leitura Dirigida
Passo 1: Faça a leitura do texto sem sublinhar nada, para identificar a idéia/mensagem central. Ao final pergunte-se: qual é a idéia/mensagem principal do texto? E as secundárias? Do que trata o texto? Se você não conseguir responder a essas perguntas, leia novamente. Se responder, passe para o segundo momento.
Passo 2: Leia novamente o texto para destacar os trechos significativos e representativos da idéia central, os argumentos, os comentários do autor e informações complementares. Observe a estrutura dos parágrafos e perceba a relação coesiva que existe entre eles. Agora sublinhe, marque, faça os destaques dos parágrafos significativos.
A Resenha Fase 2: O Momento de Resumir
Passo 3: Faça uma capa e uma folha de rosto para a sua resenha.
Passo 4: Comece escrevendo a Referência Bibliográfica do texto segundo as normas da ABNT.
Passo 5: Comece fazendo um resumo, sintetizando o conteúdo do texto. Use sempre o verbo na terceira pessoa.
Passo 6: Faça citações do autor para fundamentar melhor as idéias dos trechos que marcou, que sublinhou. Após cada trecho coloque o número da página entre parênteses.
Exemplo: Refere que: “as relações humanas devem ser preservadas” (p.23).
A Resenha Fase 3: O Momento das idéias pessoais
Passo 7: Faça agora seus comentários sobre o que entendeu e como entendeu o texto. Escreva sua opinião, seu entendimentosobre as idéias contidas no texto. Faça referência a outros autores lidos. Use o verbo na primeira pessoa.
Exemplo I
LUCKESI, C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1992. Cap.2
A educação pode ser discutida em sua conexão com a sociedade apartir de três dimensões, que passaremos a tratar a seguir. Cada dimensãotem características específicas e o autor garante que ainda estão presentes noatual contexto educacional. Concordamos com essa afirmativa pois temospresenciado as três posturas em diversos ambientes de ensino.
A primeira dimensão é apresentada pelo autor com a denominação
de Redentora. Nessa dimensão a escola é ativa em relação à sociedade(Escola Sociedade). Essa ação da escola é para integrar os elementos àsua estrutura, ao todo social. Nessa perspectiva, caberá à educação: adaptar oindivíduo ao meio; curar as mazelas sociais; recuperar a harmonia perdida;restaurar o equilíbrio; reordenar o social; regenerar os que estão à margem dasociedade.
Entendemos que tais atribuições dadas à educação colocam-na naposição de salvadora e realmente redentora dessa sociedade conturbada econfusa. O alvo dessa educação são as crianças. O principal mentor intelectualé Comênio e sua obra sobre a didática. Tais características são evidentes naeducação tradicional e na escolanovista.
A segunda dimensão apontada pelo autor é a Reprodutora. Aqui, aescola é totalmente passiva diante da sociedade (Escola⇐ Sociedade). Essapassividade reflete seu papel de mera reprodutora do meio. Não hádeterminações mas somente constatações. O autor aponta que: a educaçãoreproduz a sociedade; reproduz a força de trabalho; reproduz saberes práticos;ensina as regras dos bons costumes; reproduz a submissão/capacidade demanejar; enfim faz a sujeição ideológica.
Constatamos que nessa dimensão a educação deve priorizar o saberfazer e o saber comportar-se. Ensinam-se uns a obedecerem e outros amandarem. A sociedade surge como condicionante do fazer educativo que érestrito a ser um aparelho ideológico do Estado.É por meio da veiculação daideologia do opressor que mantemos o oprimido submisso. O alvo dessaeducação são todas as faixas de ensino. O mentor intelectual dessa análise éLouis Althusser e a tendência tecnicista é aquela em que é mais presente.
A terceira dimensão referida pelo autor é a Transformadora. Aqui, aescola volta a ser ativa, mas de uma maneira positiva pois poderá: realizar emediar um projeto de sociedade; trabalhar pela democratização; partir doscondicionantes históricos; atingir objetivos sociais e políticos; criticar o sistema;propor mudanças; agir na realidade.
Pensamos que essa dimensão é o nosso maior desafio. Acreditamosque através de estratégias participativas e construtoras de novos saberesestaremos em melhores condições de propor transformações e criar projetosconcretos que visem um novo contexto social e humano. Urge uma novaeducação, novos educadores, novos educandos. Eis o desafio!
Exemplo II
GERALDI, J. W. (org.). Unidades básicas do ensino do português. In: O texto na sala de aula: Leitura e produção. 2ª ed., Cascavel: Assoeste, 1985.
O ensino-aprendizagem da língua portuguesa, há muito, vem sedeparando com a problemática da leitura, da produção de textos e da análiselingüística abordada em sala de aula.
A proposta do professor João Wanderley Geraldi, no texto “UnidadesBásicas do Ensino do Português”, referente a essa problemática, apresentapontos positivos, os quais podem ser aplicados e/ou adaptados, considerandoa realidade vivenciada por nós, professores, em sala de aula; no entanto comalgumas ressalvas.
Tal proposta sugere um trabalho de leitura com textos “curtos”: crônicas,reportagens, etc; e com textos “longos”: romances e novelas, em que o alunoteria de ler pelo simples prazer, sem algum tipo de avaliação.
A proposta de leitura em sala de aula, a partir da seleção de diferentesgêneros de textos, a fim de desenvolver o gosto pela leitura, pode ser válida;porém o descompromisso em avaliar o aluno, seja por meio de fichas, derelatórios,
...